Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2012

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 3

Artigo 3 – Deus preserva os que são Seus: Por causa desses resquícios do pecado que ainda restam no íntimo e também por causa das tentações do mundo e de Satanás, os convertidos não conseguiriam perseverar nessa graça se deixados às suas próprias forças. Mas Deus é fiel e os confirma misericordiosamente na graça que, de uma vez por todas, lhes foi outorgada e os preserva poderosamente nela até o fim. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: O crente em Jesus Cristo não é mais servo do pecado e sim servo de Deus; contudo, apesar de haver sido liberto do poder e escravidão do pecado e ser totalmente livre em seu espírito, permanece no corpo de carne, que está habituado ao estilo de vida caído e pecaminoso, e por isso é muito difícil de ser subjugado. Só pela graça de Deus para vivermos desembaraçados do pecado neste mundo caído, com um corpo que se a justa tão bem a ele. Mas essa

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 2

Artigo 2 – Os pecados diários da fraqueza: Por essa causa ocorrem os pecados diários das fraquezas surgem e há imperfeições até mesmo nas melhores obras dos santos. Para eles essas coisas são motivo permanente para se humilharem diante de Deus, para se refugiarem no Cristo crucificado, para mortificarem a carne cada vez mais mediante o espírito de oração e através de santos exercícios de piedade, e para ansiarem e se esforçarem pelo alvo da perfeição, até que finalmente livres do corpo dessa morte, reinem com o Cordeiro de Deus no céu. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Comentário: Conforme já vimos, o fato do sábio Deus nos deixar habitando n o mesmo corpo caído até que a redenção se complete no último dia , também deixando um resquício do veneno do pecado em nós é porque isso é bom e necessário para nós. Isso nos humilha, faz-nos dependentes, leva-nos a orar constantemente; impede-nos de buscar a a

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - A Perseverança dos Santos - Artigo 1

Artigo 1 – Os regenerados não estão livres do pecado interior: Aqueles que, de acordo com o Seu propósito, Deus chama à comunhão do Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, e regenera pelo Seu Santo Espírito, Ele certamente os livra do domínio e da escravidão do pecado. Mas nesta vida, Ele não os livra totalmente da carne e do corpo do pecado. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: A regeneração livrou o nosso espírito do pecado, ficando este apenas em nosso corpo. Este sim, ainda é, como que, viciado ou habituado a pecar, por isso é preciso vigilância e disciplina constante - “ Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” - 1ª Coríntios 9.27 . Mesmo depois da regeneração Deus ainda nos deixa vivendo no velho tabernáculo terreno, isto é, no antigo corpo. “ PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste ta

Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 17

Artigo 17 – O uso dos meios: A ação onipotente de Deus pela qual Ele produz e sustenta a nossa vida natural, não exclui, antes requer, o uso de meios através dos quais Ele quis exercer o Seu poder, segundo a Sua infinita sabedoria e bondade. Assim também a mencionada ação sobrenatural de Deus mediante a qual Ele nos regenera, não exclui nem cancela de jeito nenhum o uso do Evangelho que o sapientíssimo Deus ordenou para ser a semente da regeneração e o alimento da alma. Por esta razão os apóstolos e os mestres que os sucederam ensinaram reverentemente ao povo sobre a graça de Deus, para a glória dele e para a vergonha de toda a soberba. Ao mesmo tempo não descuidaram de guardar o povo por meio das santas admoestações do Evangelho, debaixo da administração da Palavra, dos sacramentos e da disciplina. Portanto, os que hoje instruem ou são instruídos na igreja não devem ousar tentar a Deus separando aquilo que Ele pelo Seu beneplácito quis unir inseparavelmente. Assim, a graça é concedi

Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 16

Artigo 16 – A vontade do homem não é eliminada, mas é vivificada: O homem, pela sua queda, não deixou de ser homem dotado de inteligência e vontade. O pecado que impregnou toda a raça humana, não privou o homem da sua natureza humana, mas trouxe sobre ele depravação e a morte espiritual. Assim também a graça divina da regeneração não atua sobre os homens como se fossem máquinas ou robôs; não elimina a vontade e as suas propriedades, nem a coage violentamente, mas torna-a espiritualmente viva, sara-a, corrige-a e, a um só tempo agradável e poderosamente, submete-a. O resultado é que onde antes dominava totalmente a rebelião e a resistência da carne, agora, pelo Espírito, começa a prevalecer uma pronta e sincera obediência, que é a verdadeira renovação e libertação espiritual da nossa vontade. E se o Maravilhoso Autor de todo o bem não tivesse nos conduzido dessa maneira, o homem não teria a menor esperança de erguer-se da sua queda mediante o seu livre-arbítrio, o qual, quando ele ain

Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 15

Artigo 15 – A atitude correta quanto à graça imerecida de Deus: Deus não deve tal graça a ninguém. O que poderia Deus dever ao homem? Quem foi que primeiro deu a Ele, para ser por Ele ressarcido? Que poderia Deus dever a quem nada tem, a não ser pecado e falsidade? Portanto, aquele que recebe essa graça deve e rende eternamente ação de graças somente a Deus. Mas quem não recebe essa graça, não tem o menor interesse por essas coisas espirituais e está satisfeito com o que possui, ou ufana-se com falsa segurança de ter aquilo que não possui.  Além disso, quanto aos que professam externamente a sua fé e corrigem as suas vidas devemos julgar e falar da forma mais favorável, segundo o exemplo dos apóstolos, pois não conhecemos o íntimo recôndito do coração; quanto aos que ainda não foram chamados, devemos orar a Deus em favor deles – pois Deus é quem chama à existência as coisas que não existem; quanto a nós, não devemos jamais nos vangloriar, como se nos colocássemos acima dos outros.

Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 14

Artigo 14 – Fé - um dom de Deus: A fé, portanto, é um dom de Deus, não porque é apenas oferecida por Deus ao livre-arbítrio do homem, mas porque é de fato conferida ao homem, implantada e infundida nele. Também não é um dom no sentido de que Deus confere apenas a capacidade para crer, e aguarda do livre-arbítrio do homem o consentimento para crer ou o ato de crer. É, antes, um dom no sentido de que é Ele que efetua no homem tanto o querer quanto o realizar; quem verdadeiramente faz tudo em todos; quem realiza no homem tanto a vontade de crer quanto o ato de crer. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Comentário: Deus dá aos eleitos uma fé viva, ativa, operante e predisposta a crer em Cristo, porque ela nos é dada juntamente com a revelação de Cristo. Tão logo o eleito conhece o Cristo do Evangelho, crê nele para sua salvação. A fé dos eleitos nunca se inclina para o reino dos ídolos, nem repousa s

Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 13

Artigo 13 – A Regeneração é incompreensível: Na vida presente, não é possível aos que creem compreenderem totalmente o modo como Deus realiza esta obra. Contudo, lhes é suficiente conhecer e sentir que por essa graça de Deus eles creem de coração e amam o seu Salvador. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: Todas as obras de Deus têm algo misterioso - a criação, a regeneração, a ressurreição espiritual e a física, tudo envolve mistério. Mistério no sentido de que é incompreensível para as criaturas, pois são coisas muito gloriosas e profundas . A ssim a I greja de Cristo é um mistério, o crente é um mistério. Como criaturas caídas jamais entenderemos plenamente o agir de Deus, por sinal isso é uma das coisas que nos difere dele - o Senhor é o Deus Criador e nós meramente suas criaturas . Como o Espírito de Deus vem a nós e age em nós é totalmente misterioso - “ O vento assopra onde quer

Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 12

Artigo 12 – A regeneração é obra de Deus somente: Esta conversão é aquela regeneração, nova criação, ressurgir dos mortos e vivificação, tão exaltada nas Escrituras, a qual Deus opera em nós, a despeito de nós. Essa regeneração, contudo, não se realiza de modo algum pelo ensino exterior, pela persuasão moral ou por um modo tal de operação que, após ter Deus feito a Sua parte, fica a critério do homem o regenerar-se ou não, o converter-se ou não. É, portanto, claramente uma obra sobrenatural, poderosíssima, e ao mesmo tempo a mais deleitosa, maravilhosa, misteriosa e indizível. Segundo a Escritura, inspirada pelo Autor dessa obra, a regeneração não é inferior em poder à criação ou à ressurreição dos mortos. Por essa razão todos aqueles em cujos corações Deus opera desse modo maravilhoso são com certeza, infalível e eficazmente regenerados e creem de fato. A vontade assim restaurada não é apenas alvo da ação e da restauração de Deus, mas, sob o agir de Deus, ela também age. Assim, por

Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 11

Artigo 11 – Como Deus realiza a conversão?: Deus realiza seu beneplácito nos eleitos e opera neles a verdadeira conversão da seguinte maneira: Ele cuida para que o Evangelho lhes seja pregado e ilumina poderosamente as suas mentes pelo Espírito Santo de sorte que possam compreender e discernir corretamente as coisas do Espírito de Deus. Pela operação eficaz do mesmo Espírito regenerador, Ele também penetra até os recantos mais íntimos do homem, abre os corações fechados e abranda os endurecidos, circuncida o que era incircunciso e infunde novas qualidades na vontade: faz viver a vontade outrora morta; a que era má, converte em boa; a indisposta, em solícita; a rebelde, em obediente. Ele muda e fortalece de tal maneira essa vontade que, assim como uma árvore boa, seja capaz de produzir o fruto das boas obras . --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: A obra do Espíri

Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 10

Artigo 10 – Por que outros que são chamados vêm?: Outros que são chamados pelo ministério do Evangelho vêm e são convertidos. Isto não pode ser atribuído ao homem, como se ele se distinguisse por sua livre vontade de outros que receberam a mesma e suficiente graça para fé e conversão, como a heresia orgulhosa de Pelágio afirma. Mas isto deve ser atribuído a Deus: como Ele os escolheu em Cristo desde a eternidade, assim Ele os chamou efetivamente no tempo. Ele lhes dá fé e arrependimento; Ele os livra do poder das trevas e os transfere para o reino de seu Filho. Tudo isto Ele faz a fim de que eles proclamem as grandes virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, e se gloriem não em si mesmos mas no Senhor, como é o testemunho geral dos escritos apostólicos . ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: Os que ouvem o chamado do evangelho de Cristo e v ão a El

Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 9

Artigo 9 – Por que muitos dos que são chamados não vêm?: Muitos são chamados através do ministério do Evangelho, mas não vêm nem são convertidos. Não é a culpa do Evangelho, nem do Cristo que é apresentado pelo Evangelho, nem de Deus que chama através do Evangelho e inclusive confere vários dons a eles. Mas é sua própria culpa. Alguns deles não recebem a Palavra da vida por descuido. Outros de fato a recebem, mas não em seus corações, e por isso, quando desaparece a alegria de sua fé temporária, viram as costas à Palavra. Ainda outros sufocam a semente da Palavra com os espinhos dos cuidados e prazeres deste mundo, e não produzem nenhum fruto. Isto é o que o Salvador ensina na parábola do semeador (Mateus 13) . ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Comentário: Embora o chamado geral e exterior seja sério e verdadeiro, apenas o chamado específico e interior é eficaz. Isso porque o

Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 8

Artigo 8 – A sincera chamada do evangelho: Mas tantos quantos são chamados pelo Evangelho, seriamente o são. Porque Deus revela séria e sinceramente em sua Palavra o que Lhe agrada, a saber, que aqueles que são chamados venham a Ele. Ele também seriamente promete descanso para a alma e vida eterna a todos que a Ele vierem e crerem . -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: Deus não brinca com o homem, não brinca com as almas . Quando chama o pecador ao arrependimento, o faz mui seriamente. Todos quantos vierem a Cristo obterão perdão e reconciliação - “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” - João 6.37 . Jamais despreza ou despede vazio alguém que se chega a ele. Por isso envia Seus mensageiros com a ordem de pregar a Palavra e com a promessa a todos quantos derem ouvidos que receberão