Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 9


Artigo 9 – Por que muitos dos que são chamados não vêm?: Muitos são chamados através do ministério do Evangelho, mas não vêm nem são convertidos. Não é a culpa do Evangelho, nem do Cristo que é apresentado pelo Evangelho, nem de Deus que chama através do Evangelho e inclusive confere vários dons a eles. Mas é sua própria culpa. Alguns deles não recebem a Palavra da vida por descuido. Outros de fato a recebem, mas não em seus corações, e por isso, quando desaparece a alegria de sua fé temporária, viram as costas à Palavra. Ainda outros sufocam a semente da Palavra com os espinhos dos cuidados e prazeres deste mundo, e não produzem nenhum fruto. Isto é o que o Salvador ensina na parábola do semeador (Mateus 13).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Embora o chamado geral e exterior seja sério e verdadeiro, apenas o chamado específico e interior é eficaz. Isso porque o homem natural mesmo tendo a honra de ser chamado por Deus não responde e nem deseja vir a Deus. Ainda que Deus tenha a iniciativa de chamar, o homem não tem a iniciativa de responder positivamente antes de ser regenerado. O pecador em seu estado caído não tem nenhuma atração por Deus, pela Sua glória, pela Sua santidade, pela Sua bondade, pela Sua beleza. Está, quando muito, interessado em bênçãos materiais e imediatas, como cura física, solução de problemas financeiros, emocionais e coisas afins. Contudo, não tem nenhuma motivação quando o assunto é o Reino de Deus, como devemos viver para Deus e para Sua glória. Quando se diz que muitos são chamados e não vêm a Deus, isto quer dizer que não se rendem a Deus, para servi-lo e viver para Ele. Porque muitos frequentam as reuniões das igrejas locais, mas isso não significa que já se deram a Deus. Foram chamados, sim, mas não atenderam os termos do chamado. Muitos dos que estão na igreja supõem que Deus, a igreja, a oração, a fé, existem para si. Então tentam usar tudo isso em benefício próprio. Tais pessoas não resistiriam uma perseguição religiosa, logo desistiriam da sua crença, porque de fato não têm a fé dos eleitos. Muitos frequentadores da igreja o fazem por desencargo de consciência, mas trocam uma assembleia solene por qualquer outra atividade mais atrativa para a carne. Eles de fato não têm fé e qualquer coisa os desequilibra e desanima. Esses são os que não vieram a Cristo efetivamente, porque a Palavra do Senhor é: o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” - João 6.37. E ainda: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” - João 10.27-29. Isto não é uma promessa apenas, mas a declaração de um fato. O Senhor está afirmando que aquele que vem a Ele não retrocede, não volta atrás, não recua, não se perde, jamais porque Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma” - Hebreus 10.39. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados