Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 14


Artigo 14 – Fé - um dom de Deus: A fé, portanto, é um dom de Deus, não porque é apenas oferecida por Deus ao livre-arbítrio do homem, mas porque é de fato conferida ao homem, implantada e infundida nele. Também não é um dom no sentido de que Deus confere apenas a capacidade para crer, e aguarda do livre-arbítrio do homem o consentimento para crer ou o ato de crer. É, antes, um dom no sentido de que é Ele que efetua no homem tanto o querer quanto o realizar; quem verdadeiramente faz tudo em todos; quem realiza no homem tanto a vontade de crer quanto o ato de crer.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Deus dá aos eleitos uma fé viva, ativa, operante e predisposta a crer em Cristo, porque ela nos é dada juntamente com a revelação de Cristo. Tão logo o eleito conhece o Cristo do Evangelho, crê nele para sua salvação. A fé dos eleitos nunca se inclina para o reino dos ídolos, nem repousa sobre boas obras ou justiça pessoal. Ela é um dom de Deus aos herdeiros da salvação. Tal fé os projeta diretamente para o Mediador, pois Ele mesmo é o Autor e consumador dessa fé - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” - Hebreus 12.2. Essa fé, que um dom especial aos eleitos de Deus, é uma operação do Espírito Santo. Por isso foi dito que não é apenas uma capacidade que Deus dá ao pecador para crer, se ele desejar. É mais do que isso, esse dom, necessariamente, propulsiona o homem a crer; ele crê ininterruptamente pela ação do Espírito de Deus. O eleito jamais perde essa fé porque tem a promessa de Deus de fazê-lo perseverar até o fim - “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” - Filipenses 1.6. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados