Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 11


Artigo 11 – Como Deus realiza a conversão?: Deus realiza seu beneplácito nos eleitos e opera neles a verdadeira conversão da seguinte maneira: Ele cuida para que o Evangelho lhes seja pregado e ilumina poderosamente as suas mentes pelo Espírito Santo de sorte que possam compreender e discernir corretamente as coisas do Espírito de Deus. Pela operação eficaz do mesmo Espírito regenerador, Ele também penetra até os recantos mais íntimos do homem, abre os corações fechados e abranda os endurecidos, circuncida o que era incircunciso e infunde novas qualidades na vontade: faz viver a vontade outrora morta; a que era má, converte em boa; a indisposta, em solícita; a rebelde, em obediente. Ele muda e fortalece de tal maneira essa vontade que, assim como uma árvore boa, seja capaz de produzir o fruto das boas obras.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário: A obra do Espírito Santo em nós é tão misteriosa que nós próprios não podemos compreender perfeitamente, pois Ele opera dentro de nós, numa área que nem mesmo nós conhecemos, mudando a inclinação do nosso íntimo, fazendo-nos responder ao seu precioso e incisivo chamado. Por isso se diz que nossa salvação, no seu todo, é monergística, isto é, Deus a realiza sozinho, do começo ao fim. Tudo que sabemos é que o homem natural em seus pecados não está disposto para Deus, seu coração está fechado para a verdade e há trevas em sua mente. Usando uma linguagem bem fácil para entendermos, ele está para as coisas espirituais tanto quanto um urubu está para alfaces ou couves – não lhe apetecem mesmo. Para tanto precisaria ter sua natureza mudada. E é isto que Deus faz em seus eleitos - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” - 2ª Coríntios 5.17. É Deus quem providencia para que Seus escolhidos ouçam a pregação do santo Evangelho enviando-lhes pregadores; é Ele também, que abre os ouvidos dos mesmos de maneira que entendam a mensagem e a acolham em seus corações - Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” - Romanos 10.13-15. Há um exemplo de como Deus faz o coração do homem natural inclinar-se a fazer algo espiritual, na vida de Ciro, poderoso rei da Pérsia. Ciro não temia a Deus e nem mesmo o conhecia, mas o Deus do céu tinha uma tarefa para ele: libertar os judeus da Babilônia para que retornassem a Jerusalém, a reconstruíssem, bem como ao templo. Assim está escrito: No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia ( para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias ), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá” - Esdras 1.1-2. Deus despertou o espírito de Ciro para que atendesse aos Seus propósitos, e o rei acabou fazendo algo que não estava em seus planos e que talvez nem ele mesmo soubesse porque fez, mas fez, e o fez livremente. Assim Deus realiza a conversão dos eleitos, soberanamente, contudo sem violência, mas graciosamente. Só descobrimos que algo aconteceu, quando Ele já agiu e operou maravilhosamente em nós. Então ficamos muito agradecidos por tão grande salvação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados