Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 3


Artigo 3 – Deus preserva os que são Seus: Por causa desses resquícios do pecado que ainda restam no íntimo e também por causa das tentações do mundo e de Satanás, os convertidos não conseguiriam perseverar nessa graça se deixados às suas próprias forças. Mas Deus é fiel e os confirma misericordiosamente na graça que, de uma vez por todas, lhes foi outorgada e os preserva poderosamente nela até o fim.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: O crente em Jesus Cristo não é mais servo do pecado e sim servo de Deus; contudo, apesar de haver sido liberto do poder e escravidão do pecado e ser totalmente livre em seu espírito, permanece no corpo de carne, que está habituado ao estilo de vida caído e pecaminoso, e por isso é muito difícil de ser subjugado. Só pela graça de Deus para vivermos desembaraçados do pecado neste mundo caído, com um corpo que se ajusta tão bem a ele. Mas essa tem sido a experiência de todos os servos de Deus de todos os tempos. Até o santo apóstolo Paulo disse: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim” - Romanos 7.18-20. Nossa confiança é que Aquele que nos chamou e justificou agora está nos santificando pelo Seu Espírito Santo que em nós habita, e fará isto até a nossa glorificação. Cremos e descansamos em Sua fiel promessa: E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou” - Romanos 8.30. O Senhor Jesus é o nosso Sumo Pastor e nenhuma só das suas ovelhas poderá perder-se - As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai. Eu e o Pai somos um” – João 10.27-30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados