Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 8


Artigo 8 – A sincera chamada do evangelho: Mas tantos quantos são chamados pelo Evangelho, seriamente o são. Porque Deus revela séria e sinceramente em sua Palavra o que Lhe agrada, a saber, que aqueles que são chamados venham a Ele. Ele também seriamente promete descanso para a alma e vida eterna a todos que a Ele vierem e crerem.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Deus não brinca com o homem, não brinca com as almas. Quando chama o pecador ao arrependimento, o faz mui seriamente. Todos quantos vierem a Cristo obterão perdão e reconciliação - “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” - João 6.37. Jamais despreza ou despede vazio alguém que se chega a ele. Por isso envia Seus mensageiros com a ordem de pregar a Palavra e com a promessa a todos quantos derem ouvidos que receberão perdão e serão reconciliados - “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” - Mateus 11.28-29. O fato de Deus ter Seus escolhidos e ter bênçãos especiais reservadas a eles não tira, de forma nenhuma, a responsabilidade do homem que ouve, de obedecer a Sua Palavra. O Conselho eterno reserva para Si a prerrogativa de escolher aqueles que irão habitar os novos céus e a nova terra [e isso é mistério para nós], mas todos os que são chamados, o são de tal maneira que devem crer e obedecer. O chamado externo é igual a todos. Se dez pessoas congregadas ouvem a pregação e o chamado, todas as dez estão de fato tendo a oportunidade de salvação. Se apenas cinco dentre elas derem ouvidos, vierem a Deus arrependidas de seus pecados e perseverarem até o fim, isso significa que Deus escolheu essas cinco, mas que também de fato o convite estava estendido às dez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados