Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 13


Artigo 13 – A Regeneração é incompreensível: Na vida presente, não é possível aos que creem compreenderem totalmente o modo como Deus realiza esta obra. Contudo, lhes é suficiente conhecer e sentir que por essa graça de Deus eles creem de coração e amam o seu Salvador.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Todas as obras de Deus têm algo misterioso - a criação, a regeneração, a ressurreição espiritual e a física, tudo envolve mistério. Mistério no sentido de que é incompreensível para as criaturas, pois são coisas muito gloriosas e profundas. Assim a Igreja de Cristo é um mistério, o crente é um mistério. Como criaturas caídas jamais entenderemos plenamente o agir de Deus, por sinal isso é uma das coisas que nos difere dele - o Senhor é o Deus Criador e nós meramente suas criaturas. Como o Espírito de Deus vem a nós e age em nós é totalmente misterioso - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” - João 3.8. Sabemos que está escrito: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” - Romanos 10.9. Mas se Ele não despertar o nosso espírito e nos dar o dom da fé jamais creremos. Também está escrito: Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” - João 6.37. Mas Ele disse em seguida: Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer” - vs. 44. Não devemos ficar questionando as obras de Deus, mas apenas adorá-lo. Tudo o que Ele faz é bom, é certo, pois Ele é bom, perfeito, justo e misericordioso. Jamais devemos cometer erro de investigar curiosamente as ações do Senhor, mas nos prostrar a adorá-lo na beleza da Sua santidade. Quando compreendemos que Ele nos amou e nos salvou a despeito de nós -, do que somos e do que fazemos, só nos resta colocar nossa boca no pó, humilhados e adorar esse Deus maravilhoso, cujo amor excede todo entendimento. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados