Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - A Perseverança dos Santos - Artigo 1


Artigo 1 – Os regenerados não estão livres do pecado interior: Aqueles que, de acordo com o Seu propósito, Deus chama à comunhão do Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, e regenera pelo Seu Santo Espírito, Ele certamente os livra do domínio e da escravidão do pecado. Mas nesta vida, Ele não os livra totalmente da carne e do corpo do pecado.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: A regeneração livrou o nosso espírito do pecado, ficando este apenas em nosso corpo. Este sim, ainda é, como que, viciado ou habituado a pecar, por isso é preciso vigilância e disciplina constante - Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” - 1ª Coríntios 9.27. Mesmo depois da regeneração Deus ainda nos deixa vivendo no velho tabernáculo terreno, isto é, no antigo corpo. PORQUE sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus” - 2ª Coríntios 5.1, mas por enquanto, devemos ficar nesse corpo até que ele volte ao pó de onde foi tirado. Um dos propósitos de Deus em nos redimir por partes é nos provar para ver se realmente O amamos e O obedeceremos. Exatamente como Ele fez com Israel – deixou ficar alguns inimigos entre eles para que fossem provados - Tampouco desapossarei mais de diante deles a nenhuma das nações, que Josué deixou, quando morreu; Para por elas provar a Israel, se há de guardar, ou não, o caminho do SENHOR, como seus pais o guardaram, para nele andar. Assim o SENHOR deixou ficar aquelas nações, e não as desterrou logo, nem as entregou na mão de Josué” - Juízes 2.21-23. Quando um crente em Cristo Jesus morre e seu espírito sai do seu corpo, então estará livre do pecado para sempre. Passará a aguardar a segunda parte da redenção que é o novo corpo - E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo Romanos” - 8.23. Já uma pessoa que morre no pecado, isto é, sem ser redimida e regenerada, quando sair desse corpo, o pecado, que está em seu espírito continuará para sempre amalgamado a ele. Na ressurreição do último dia seu corpo sairá da sepultura, será unido de novo à sua alma e ambos serão condenados ao inferno eterno. O ímpio será punido no inferno justamente porque o seu pecado continua nele e com ele, inseparavelmente, eternamente. O crente porém, na ressurreição do último dia, ganhará um novo corpo, sobre o qual o pecado não mais terá poder, pois será um corpo glorioso que não mais conhecerá o pecado e a corrupção - Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” - Filipenses 3.21. Nessa nova realidade não haverá mais a opção para pecarmos. O pecado e a queda serão uma lembrança da condição que estávamos e fomos libertos pelo sangue do Cordeiro. Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados