Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 10


Artigo 10 – Por que outros que são chamados vêm?: Outros que são chamados pelo ministério do Evangelho vêm e são convertidos. Isto não pode ser atribuído ao homem, como se ele se distinguisse por sua livre vontade de outros que receberam a mesma e suficiente graça para fé e conversão, como a heresia orgulhosa de Pelágio afirma. Mas isto deve ser atribuído a Deus: como Ele os escolheu em Cristo desde a eternidade, assim Ele os chamou efetivamente no tempo. Ele lhes dá fé e arrependimento; Ele os livra do poder das trevas e os transfere para o reino de seu Filho. Tudo isto Ele faz a fim de que eles proclamem as grandes virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, e se gloriem não em si mesmos mas no Senhor, como é o testemunho geral dos escritos apostólicos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Os que ouvem o chamado do evangelho de Cristo e vão a Ele, rendem-se e passam a viver para Ele em obediência, é porque sem dúvida foram destinados a isso. O pecador em seu estado natural não tem desejo de mudar de vida. Ele não ama a Deus e nada que é de Deus – Suas leis, Seus atributos –, o que ele ama são as coisas que Deus lhe pode dar, sem, contudo, interferir em sua vida. Se lhe disserem que Deus pode curá-lo, fazê-lo feliz, prosperá-lo, enriquecê-lo, ter sucesso, sim ele aceitará tudo isso. Mas se disserem que Jesus Cristo é o Senhor e deseja governar a sua vida, então ele desiste – Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós” - Lucas 19.14. Muitos aceitam quando dizemos que Cristo morreu na cruz para nos salvar, e isto é verdade, mas param aí; a Bíblia, porém, continua dizendo que Ele ressurgiu para ser o nosso Senhor: Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos” - Romanos 14.9. Aqueles que Jesus salva não vivem mais para si mesmos, até porque um dos aspectos da salvação é o livramento da nossa autonomia a qual, sendo entregues à ela, nos levaria ao inferno - E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” - 2ª Coríntios 5.15. Se salvação é não viver mais para si mesmo e sim para Cristo, perdição é o contrário disso. Então não importa o quão próspero e religioso seja um homem nesta vida, se ele tiver uma vida autônoma e independente de Cristo está condenado. A fé e o arrependimento são preciosos dons de Deus àqueles que Ele destinou salvar - Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados” - Atos 5.31. Deus deu o arrependimento a Israel. O apóstolo orienta os presbíteros a usar a disciplina com mansidão esperando que Deus dê o arrependimento àqueles que estão sendo corrigidos: Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade” - 2ª Timóteo 2.25. Podemos ler ainda o que foi dito dos crentes da Ásia: Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam” - Atos 18.27. Pela graça criam, isto é, só creem aqueles que recebem esse dom. Resumindo, a salvação é uma obra de exclusiva de Deus, do começo ao fim, da eleição à glorificação. Toda glória seja dele para sempre, Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados