Postagens

Mostrando postagens de julho, 2011

Soli Deo Gloria

Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? - Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei - Salmo 4.2; Isaías 42.8 . Glória só a Deus e a ninguém mais. Deus jamais divide sua glória com outrem. Ele não divide a glória da criação, nem da redenção, nem da manutenção e do governo daquilo que criou.   Toda vez que a Igreja desviou-se da centralidade em Deus, descaracterizou-se, perdeu sua verdadeira identidade e influência no mundo. Ao longo da história várias gerações da Igreja viveram num antropocentrismo. Desviaram o foco de Deus para o homem e seus interesses. A Igreja institucionalizada passou a ser usada em benefício do homem carnal. Deus foi roubado da sua glória e o homem foi exaltado como um deus. Na época da Grande Reforma a Igreja estava assim. A Bíblia e seus absolutos, Deus, Cristo, tudo isto significava muito pouco para eles; a verdade, as almas perdidas, a glória de Deus, tudo isso era irrelevante. Nesse contexto os

Solus Christus

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos...  Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem - Atos 4.12;  1ª Timóteo 2.5 . Há um só Deus e foi Ele quem escolheu o Mediador e Salvador para nós; portanto Esse é único e totalmente suficiente para reconciliar e salvar todos os eleitos - Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo...  estava em Cristo reconciliando consigo o mundo - 2ª Coríntios 5.18-19 . A Igreja chefiada pelos papas, estabeleceu, por conta própria, outros mediadores ou ajudantes. Além da principal mediadora, que dizem ser Maria, que inclusive é considerada co-redentora com Jesus, há ainda outros intercessores, os santos mortos e canonizados segundo o critério daquela igreja. Esse grande e terrível desvio doutrinário fez os reformadores hastearem outra bandeira - Solus Christus ou Solo Christo, que declara que a nossa fé deve ter um

Sola Fide

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. ...mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo - Romanos 3.28; 1ª Pedro 1.5 . Sola Fide, que significa ‘Somente Fé’, é outro pilar da doutrina cristã. Por muito tempo a Igreja chefiada pelo papa, havia perdido a porta de entrada para o domínio da graça. A Grande Reforma trouxe de volta a tocha que guiou novamente os pecadores à graça de Deus - Sola Fide. Não há como falar da graça sem falar da fé, porque o acesso à graça é pela fé. Não são todos os homens que têm acesso à graça redentora de Deus, mas apenas aqueles que recebem a fé, isto é os eleitos. Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes - Romanos 5.2 . Só aqueles que creem em Cristo Jesus entram na esfera da graça, pois a fé em Cristo é a única chave que abre a porta da graça redentora. De modo que somente os que creem no Redentor herdarão a vida eterna - P

Sola Gratia

Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também...    Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra - Atos 15.11; Romanos 11.6 . Sola Gratia, foi outro brado que ressoou na Grande Reforma, reportando ao ensino dos profetas e apóstolos, tão claros e incontestáveis, nas Escrituras Sagradas. Somente Graça. Salvação só existe pela graça gratuita de Deus. Alguém jamais seria salvo se não fosse Deus usar de misericórdia e graça. Misericórdia, não levando em conta o que o pecador merece - a punição eterna; e graça, dando ao pecador o que ele jamais mereceu - a destra da comunhão de Deus. Dessa forma a Grande Reforma chamou a Igreja de Cristo a voltar às antigas veredas. A Bíblia fala apenas de um tipo de salvação - pela graça, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Os salvos do presente chegam ao céu da mesma maneira que os do passad

Sola Scriptura

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra - 2ª Timóteo 3.16-17 . O primeiro grito dos reformadores que ressoa ainda hoje através dos reformados em todo o mundo, foi e é ‘Somente a Escritura’. Isto significa que a Bíblia, contendo 66 livros (39 AT e 27 NT), com o Cânon concluído e fechado, é a única norma de fé e prática da Igreja de Cristo. Ela é a verdadeira Palavra de Deus, inspirada, inerrante e eficaz. ‘Sola Scriptura’ define: Nada de novas revelações, novas visões ou profecias; nada de acréscimos, nem de colocar outros escritos, declarações, tradições humanas, concílios, no mesmo nível das Escrituras Sagradas, que começa em Gênesis e termina em Apocalipse. Nada de aculturar, contextualizar, adaptar, relativizar sua mensagem, mas receber a Bíblia como ela se apresenta - a Palavra eterna de Deus. ‘Somente a Escrit

Os Cinco Solas Da Grande Reforma

Tudo começou quando em 31 de Outubro de 1517, o monge agostiniano Martin Luther (Lutero) pendurou na porta da igreja de Wittenberg (Alemanha) suas afrontadoras 95 teses que desmascaravam o engodo papista que arrastava multidões para um ensino supersticioso e pagão, que descaracterizava a igreja de Cristo há séculos. Era costume da época - quando alguém queria debater algum assunto afixava num lugar público suas teses ou pressuposições e chamava a quem quisesse para o debate. Assim fez Lutero: publicou suas observações, suas críticas e reprovações às práticas da Igreja daqueles dias e se dispôs a discutir com quem quisesse contradita-lo. Ninguém apareceu para debater com o monge. A clareza de seus argumentos não deixava dúvidas. Ele expôs o engano das indulgências, do suposto poder papal para perdoar os pecados em troca de dinheiro, da maneira escandalosa e fraudulenta do papa arrecadar fundos para a construção da Basílica de São Pedro, entre outras coisas. Mas a Bíblia como a única re

TULIP - Perseverança dos Santos

Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios; E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor - Êxodo 6.6-8 . Deus tirou Israel do Egito e levou-o até a terra da promissão, e não os abandonou no meio do caminho. Se todo o processo da salvação do crente é obra exclusiva de Deus, como a Bíblia diz, ele não pode perdê-la. E é assim que a Bíblia ensina - todo verdadeiro crente persevera até o fim. Aquele que se desvia e volta ao lamaçal do pecado e ali permanece, jamais foi crente autêntico. Tudo é Deus que faz por nós e em nós, do começo ao fim, por isso aquele que realmente foi cativo pelo Senhor jam

TULIP - Graça Irresistível

Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste - Jeremias 20.7 . Não se dá o fato do homem absolutamente não poder resistir à graça de Deus, talvez possa em algum grau, mas a graça o convence, persuade, fascina e atrai infalivelmente. Então não há uma obrigação nem coação, ao contrário, há uma atração. O pecador é liberto da escravidão do pecado e escolhe livremente receber a Cristo. O Espírito de Deus age num recôndito do coração do homem que só o Criador conhece, e esse homem bem-aventurado reage com amor e fé vindo a Cristo sem reservas. É isso que é chamado de graça irresistível. Ela é infalível. Se Deus esperasse um só passo do homem em Sua direção, esperaria toda eternidade e nem mesmo um só iniciaria esse caminho de volta. Por que? Porque o homem não pode e não quer. Não pode porque não é capaz de vencer o pecado, que o escraviza e afasta de Deus, mas também não quer porque sua natureza caída não tem desejo de ter comunhão com Deus. Foi

TULIP - Expiação Limitada

Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste... Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus... E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim... Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste - João 17.6, 9, 20, 24 . A oração sacerdotal do Senhor Jesus é um dos textos mais esclarecedores sobre essa doutrina. Aqui Ele orou por todos os eleitos de Deus, mas apenas por eles. O Pai sempre ouviu e atendeu Jesus. Então esses por quem Jesus orou serão salvos, tanto os discípulos presentes, quanto os que haveriam de crer em sua pregação dali para frente, até a volta de Cristo. Expiação limitada não significa que a morte de Cristo não seja suficiente para salvar a todos, é, mas só se torna eficaz para os eleitos. Há poder no sacrifício de Cristo para salvar o mundo inteiro - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e

TULIP - Eleição Incondicional

[Deus]...nos salvou...não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos - 2ª Timóteo 1.8-9;          ...isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece - Romanos 9.16 . Charles Haddon Spurgeon, pregador inglês que viveu no século XIX ( 1834-1892) disse: “Eu creio na doutrina da eleição, porque estou bem certo que, se Deus não me tivesse escolhido, eu nunca O teria escolhido; e tenho certeza que Ele me escolheu antes de eu nascer, ou caso contrário nunca me teria escolhido depois; e Ele deve ter-me eleito por razões desconhecidas por mim, porque eu nunca pude encontrar qualquer razão em mim mesmo pela qual Ele devesse me olhar com especial amor” . Em poucas palavras ele resumiu essa doutrina. Deus é quem escolhe os salvos e o faz incondicionalmente - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós - João 15.16 . Tudo quanto temos tem sua marca patenteada - graça.

TULIP - Depravação Total

Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo - Isaías 1.5-6 . TULIP é uma sigla que define os cinco pontos da doutrina reformada, também conhecida como calvinista. T otal Depravity [depravação total]; U nconditional Election [eleição incondicional]; L imited Atonement [expiação limitada]; I rresistible Grace [graça irresistível]; P erseverance of the Saints [perseverança dos santos]. O primeiro ponto dessa doutrina é a total depravação, que quer dizer que não há qualquer parte sã no homem natural, mas que tudo nele foi contaminado pelo pecado Desde a planta do pé até a cabeça . O pecado causou tão grande estrago no design do homem que o afetou completamente - alma e corpo. Sua vontade foi danificada, suas emoções foram desequilibradas, seu corpo tornou-se viciado ao prazer terreno, de modo que ele tornou-se totalmente corrompid

Glorificação, o que é?

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos - 1ª João 3.2 . Naturalmente que os crentes são filhos de Deus hoje e o serão para sempre. A frase “ ainda não é manifestado o que havemos de ser ” refere-se à nossa misteriosa glorificação, pois a profecia continua: “ seremos semelhantes a ele ” . Ou seja, teremos um corpo glorioso semelhante ao de Cristo glorificado. Obviamente que nenhuma criatura jamais será igual ao Criador, mas semelhante a Ele. O homem foi criado para ser a imagem e semelhança de Deus - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança - Gênesis 1.26 . O apóstolo disse: Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho... E aos que predestinou a estes também...   chamou... justificou... glorificou - Romanos 8.29-30 . Um dia esse propósito será totalmente cum

Adoção, o que é?

E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade - Efésios 1.5 . “Filho de Deus” não é um status que todos os homens, indistintamente, gozam ou gozarão, mas apenas aqueles a quem Deus mesmo escolheu para esse inigualável privilégio. Há um grande engano na suposição de que todos os homens são filhos de Deus. Criaturas sim, filhos não. Deus tem apenas um Filho gerado desde toda a eternidade - Jesus Cristo, nosso Senhor. Ele é o Filho eterno, o Unigênito do Pai - O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou - João 1.18 . Mas Deus decidiu também desde o princípio acrescentar outros filhos à família celestial, os quais seriam escolhidos dentre os homens e adotados por Ele. Por isso a Bíblia não diz que fomos todos   criados   para filhos , mas que fomos predestinados para filhos de adoção - ( Efésios 1.5 supracitado) . Não basta nascer neste mundo para ser um filho de Deus; não basta nascer numa família cris