TULIP - Graça Irresistível

Persuadiste-me, ó SENHOR, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste - Jeremias 20.7.
Não se dá o fato do homem absolutamente não poder resistir à graça de Deus, talvez possa em algum grau, mas a graça o convence, persuade, fascina e atrai infalivelmente. Então não há uma obrigação nem coação, ao contrário, há uma atração. O pecador é liberto da escravidão do pecado e escolhe livremente receber a Cristo. O Espírito de Deus age num recôndito do coração do homem que só o Criador conhece, e esse homem bem-aventurado reage com amor e fé vindo a Cristo sem reservas. É isso que é chamado de graça irresistível. Ela é infalível. Se Deus esperasse um só passo do homem em Sua direção, esperaria toda eternidade e nem mesmo um só iniciaria esse caminho de volta. Por que? Porque o homem não pode e não quer. Não pode porque não é capaz de vencer o pecado, que o escraviza e afasta de Deus, mas também não quer porque sua natureza caída não tem desejo de ter comunhão com Deus. Foi o Senhor Jesus quem disse: E não quereis vir a mim para terdes vida... e também: Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer - João 5.40, 6.44. Em seu natural o homem foge de Deus e corre para o pecado; dá as costas para o seu Criador e volta-se para as trevas, para a miséria, morte e destruição. A menos que o próprio Deus tome a iniciativa, todos se perderão na noite eterna. Desde a tragédia do jardim do Éden o homem está em queda livre no abismo eterno, e a não ser que Deus coloque a mão, ele só parará quando chegar ao fundo. Assim, os que devem ser salvos necessitam ser puxados para dentro do banquete pelo próprio Senhor. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha - Lucas 14.23. Nessa parábola o Senhor Jesus lança luz sobre a graça soberana e irresistível. Força-os, não significa que foram contrariados e sim convencidos e atraídos. Ninguém deve supor que uma pessoa poderia ser salva mesmo contra sua vontade. Não, de maneira nenhuma. Deus jamais força a nossa vontade, antes a respeita. Porém quando Ele chama seus escolhidos, também se revela a eles. O véu é retirado do seu entendimento. Assim o novo crente fica como alguém que era cego de nascença e agora pode ver a luz que até então desconhecia. E todo aquele que recebe essa visão corre para Cristo, e recebe-o em seu coração com a maior alegria, como um precioso tesouro de valor incalculável. Quando o Deus soberano determina fazer algo, Ele o faz - O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade... porque assim o disse, e assim o farei vir; eu o formei, e também o farei - Isaías 46.10-11. Seu poder é irresistível, seu amor é irresistível, sua graça é irresistível. O apóstolo Paulo disse ter sido preso pelo Senhor Jesus, mas há em suas palavras muita gratidão por ter sido conquistado pelo Noivo mais maravilhoso de todos - Prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus - Filipenses 3.12. O eleito vem fazer parte da Noiva do Cordeiro não contrariado, duvidando, reclamando, mas saltando de alegria e com um cântico de gratidão em seu coração. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados