TULIP - Eleição Incondicional

[Deus]...nos salvou...não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos - 2ª Timóteo 1.8-9;         ...isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece - Romanos 9.16.

Charles Haddon Spurgeon, pregador inglês que viveu no século XIX (1834-1892) disse: “Eu creio na doutrina da eleição, porque estou bem certo que, se Deus não me tivesse escolhido, eu nunca O teria escolhido; e tenho certeza que Ele me escolheu antes de eu nascer, ou caso contrário nunca me teria escolhido depois; e Ele deve ter-me eleito por razões desconhecidas por mim, porque eu nunca pude encontrar qualquer razão em mim mesmo pela qual Ele devesse me olhar com especial amor”. Em poucas palavras ele resumiu essa doutrina. Deus é quem escolhe os salvos e o faz incondicionalmente - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós - João 15.16. Tudo quanto temos tem sua marca patenteada - graça. O pecador é um verdadeiro mendigo diante de Deus, não tem nada a oferecer e sim tudo a receber - E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? - 1ª Coríntios 4.7. A salvação dos eleitos foi decidida no Conselho Divino, quando Deus ainda planejava a criação. E Deus faz tudo conforme esse conselho - ... fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade - Efésios 1.11. O fato não é que as boas obras salvam o pecador, mas que Deus elegeu os que Ele quis para as boas obras - somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas - Efésios 2.10; outro tanto não é que a justiça pessoal do pecador o salva, mas que Deus elegeu os que quis para receber a justiça de Jesus Cristo - ... bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras - Romanos 4.6; também não é que a santidade salva o pecador, mas que Deus elegeu os que quis para serem santos e deixou outros andar em seus próprios pecados - nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos - Efésios 1.4; e nem é que aquele que toma a decisão de seguir a Cristo é salvo, mas aquele que Deus elegeu para receber a Cristo; e mais, nem mesmo é uma fé inata ao ser humano que o salva, pois só creem aqueles que foram destinados a crer - creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna - Atos 13.48. Pois a fé também é dada àqueles que foram eleitos, por isso diz: ... fé que uma vez foi dada aos santos - Judas 1.3. Essa fé chamada fé salvífica ou salvadora é um dom de Deus aos seus eleitos - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus - Efésios 2.8. Nosso Senhor Jesus Cristo é o autor dessa fé - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé - Hebreus 12.2. Dele os eleitos recebem a fé que é fruto da graça - ... o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam - Atos 18.27. Isso significa que Deus elegeu para a salvação todos quantos desejou e fez isso independente do que esses eleitos viessem a fazer quando nascessem neste mundo caído - Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú - Romanos 9.11-13. Um foi preferido sem ter feito qualquer bem, e outro preterido sem haver feito qualquer mal. É isso que significa eleição incondicional. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados