Sola Scriptura

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra - 2ª Timóteo 3.16-17.

O primeiro grito dos reformadores que ressoa ainda hoje através dos reformados em todo o mundo, foi e é ‘Somente a Escritura’. Isto significa que a Bíblia, contendo 66 livros (39 AT e 27 NT), com o Cânon concluído e fechado, é a única norma de fé e prática da Igreja de Cristo. Ela é a verdadeira Palavra de Deus, inspirada, inerrante e eficaz. ‘Sola Scriptura’ define: Nada de novas revelações, novas visões ou profecias; nada de acréscimos, nem de colocar outros escritos, declarações, tradições humanas, concílios, no mesmo nível das Escrituras Sagradas, que começa em Gênesis e termina em Apocalipse. Nada de aculturar, contextualizar, adaptar, relativizar sua mensagem, mas receber a Bíblia como ela se apresenta - a Palavra eterna de Deus. ‘Somente a Escritura’ significa que somente na Bíblia encontramos a revelação escrita de Deus e seus atributos. Nela temos toda a verdade sobre Deus e sua criação, a verdade sobre o homem e sua queda, e o verdadeiro plano da redenção. ‘Somente a Escritura’ fala da suficiência da Bíblia para atrair os pecadores à Cristo, para salva-los, e guia-los ao céu. Não há que acrescentar outros métodos de evangelização além daquele que a própria Bíblia ensina: Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina - 2ª Timóteo 4.2. Ainda que esse método seja considerado ultrapassado e ineficiente por muitas igrejas modernas; ainda que seja tido por loucura, porque confronta e expõe o pecador, todavia, o apóstolo diz que essa é a sabedoria de Deus: Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação - 1ª Coríntios 1.21. A Bíblia é suficiente, por isso os ministros devem pregar só a Bíblia e toda ela - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus - Romanos 10.17. Quanto aos credos e confissões que os reformados utilizam, eles não são colocados, de modo nenhum em igualdade com as Escrituras Sagradas. Credos e confissões servem como balizas que ajudam as igrejas a manter a unidade doutrinária e a tradição apostólica; ajuda a manter as igrejas no mesmo caminho - o caminho santo, o caminho das Escrituras. ‘Sola Scriptura’ é o gabarito ou modelo de Deus para o redimido. Numa época sensorial ou sensitiva, em que o sentir e experienciar são mais importantes do que a verdade, os ministros de Deus devem proclamar: ‘Sola Scriptura’. Não é o que sentimos que conta, nem nossa experiência que deve nos guiar mas a Escritura Sagrada. Nada contra as experiências em si, mas cada experiência deve ser analisada e julgada à luz da Escritura Sagrada. Devemos partir da Escritura para a experiência e nunca fazer o caminho inverso. Se uma experiência resistir ao juízo de fogo da Palavra de Deus então deve ser considerada, se não, deve ser desprezada. Lutero orou: "Não me envie sonhos, nem me envie visões, não quero ver anjos... a Tua Palavra me basta". Não é de experiências agradáveis que o pecador precisa, mas ele precisa da verdade, pois Jesus disse: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará - João 8.32.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados