Sola Fide

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. ...mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo - Romanos 3.28; 1ª Pedro 1.5.

Sola Fide, que significa ‘Somente Fé’, é outro pilar da doutrina cristã. Por muito tempo a Igreja chefiada pelo papa, havia perdido a porta de entrada para o domínio da graça. A Grande Reforma trouxe de volta a tocha que guiou novamente os pecadores à graça de Deus - Sola Fide. Não há como falar da graça sem falar da fé, porque o acesso à graça é pela fé. Não são todos os homens que têm acesso à graça redentora de Deus, mas apenas aqueles que recebem a fé, isto é os eleitos. Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes - Romanos 5.2. Só aqueles que creem em Cristo Jesus entram na esfera da graça, pois a fé em Cristo é a única chave que abre a porta da graça redentora. De modo que somente os que creem no Redentor herdarão a vida eterna - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3.15-16. Sem a fé exigida por Deus no Mediador que Ele estabeleceu não há nenhuma esperança de salvação - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus... Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece - João 3.18, 36. Sola Fide, salvação unicamente pela fé. Fé na obra de Cristo na cruz do Calvário. Fé naquele que fora prometido logo após a que do Éden, o descendente da mulher - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar - Gênesis 3.15. Todos os crentes do Antigo Testamento esperaram por esse Redentor que Deus prometeu. Eles viveram pela fé - mas o justo pela sua fé viverá - Habacuque 2.4. Cada sacrifício que faziam no templo apontava para o Redentor prometido por Deus. Aqueles sacrifícios oferecidos com fé no Redentor os purificava. Um dia o Redentor veio. E Ele mesmo ensinou que a nossa salvação está em crer nele - A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou - João 6.29. De modo que ninguém poderá ser salvo sem essa fé, ainda que seja a pessoa mais bondosa do mundo e rica em boas obras, porque a fé em Cristo é absolutamente necessária para nos aproximarmos de Deus - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam - Hebreus 11.6. E podemos acrescentar as palavras do apóstolo Paulo que disse: tudo o que não é de fé é pecado - Romanos 14.23. Portanto ninguém espere ser salvo sem professar a fé em Cristo Jesus. Ninguém espere ser abençoado por Deus sem olhar para Aquele que o Pai estabeleceu como o nosso único Mediador - Jesus Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados