TULIP - Expiação Limitada

Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste... Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus... E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim... Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste - João 17.6, 9, 20, 24.
A oração sacerdotal do Senhor Jesus é um dos textos mais esclarecedores sobre essa doutrina. Aqui Ele orou por todos os eleitos de Deus, mas apenas por eles. O Pai sempre ouviu e atendeu Jesus. Então esses por quem Jesus orou serão salvos, tanto os discípulos presentes, quanto os que haveriam de crer em sua pregação dali para frente, até a volta de Cristo. Expiação limitada não significa que a morte de Cristo não seja suficiente para salvar a todos, é, mas só se torna eficaz para os eleitos. Há poder no sacrifício de Cristo para salvar o mundo inteiro - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo - 1ª João 2.2, mas não é o que acontece, nem todos são salvos. Por que? Porque Jesus veio a este mundo resgatar e salvar seu povo eleito - ...porque ele salvará o seu povo dos seus pecados - Mateus 1.21. O Senhor não veio propiciar uma salvação ou torna-la possível aos que a desejassem. Não, Ele veio salvar os eleitos, e o fez. A sua morte na cruz, seu sangue derramado foi em favor daqueles que o Pai lhe deu, e ninguém mais. A porta da salvação está aberta para todos, mas só os eleitos querem entrar, e de fato entram. Embora o número dos salvos seja tão grande como a areia do mar, esse número é limitado, nem mais nem menos do que Deus decretou. Se a expiação de Cristo fosse por toda a humanidade, todos deveriam ser salvos, mas não são. Por outro lado, se ela não tivesse um objeto específico, ninguém seria salvo. Por isso Deus não deixou nada para o homem fazer, pois o pecador poria tudo a perder. O fato é que a morte de Cristo tinha como objetivo salvar as suas ovelhas - Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas... e dou a minha vida pelas ovelhas - João 10.14, 15. Aqueles que não são ovelhas esses não crerão e não serão salvos - Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas - João 10.26. Não diz que não são ovelhas porque não creem, mas que não creem porque não são ovelhas. O sacrifício de Cristo não se aplica a eles, pois só as ovelhas são beneficiadas. Os que se opõem a essa doutrina pensam que ela pode desanimar alguns que a ouvirem. De fato o que ocorre é o contrário: quando uma ovelha do Senhor a ouve, seu coração se enche de alegria, ela crê, vem ao Senhor e se alegra por haver sido escolhida. Já os que defendem a expiação universal tendem por diminuir o poder da obra vicária de Cristo na cruz, pois se a morte de Cristo não assegura efetivamente a salvação a ninguém, ela é uma obra incompleta e impotente. Mas a verdade é outra, o poder da redenção de Cristo é infinito, e aqueles que foram destinados à salvação, são poderosa e infalivelmente salvos para a glória de Deus. Por isso a nós foi ordenado pregar o evangelho a toda a criatura debaixo do céu porque não sabemos quais são e onde estão os escolhidos de Deus. Mas sabemos que há um pouco deles de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas - Apocalipse 7.9. E a certeza de que Deus os chamará é a motivação para pregarmos a todos o Cristo crucificado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados