TULIP - Perseverança dos Santos

Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios; E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor - Êxodo 6.6-8.
Deus tirou Israel do Egito e levou-o até a terra da promissão, e não os abandonou no meio do caminho. Se todo o processo da salvação do crente é obra exclusiva de Deus, como a Bíblia diz, ele não pode perdê-la. E é assim que a Bíblia ensina - todo verdadeiro crente persevera até o fim. Aquele que se desvia e volta ao lamaçal do pecado e ali permanece, jamais foi crente autêntico. Tudo é Deus que faz por nós e em nós, do começo ao fim, por isso aquele que realmente foi cativo pelo Senhor jamais retrocede. Assim disse o apóstolo: Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma - Hebreus 10.39. Outro apóstolo observou que algumas pessoas que estiveram na igreja entre eles e voltaram para o mundo, não eram crentes - Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós - 1ª João 2.19. O Espírito Santo não começa redimir alguém para desistir no meio do trabalho - Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis - Ezequiel 36.25-27. Quando Deus diz “aspergirei, purificarei, dar-vos-ei um coração novo, porei dentro de vós o meu Espírito” refere-se a regeneração ou nascimento espiritual; quando diz “farei que andeis nos meus estatutos e guardeis os meus juízos e os observeis” refere-se a perseverança. De outro modo, aquele que foi justificado, regenerado, unido a Cristo, Deus mesmo o fará permanecer firme até o fim. Todo crente autêntico é selado com o Espírito Santo - ...tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa - Efésios 1.13. Um selo pode ter vários significados: pode indicar o proprietário; pode indicar garantia da inviolabilidade do objeto selado; e também segurança de que um objeto selado chegará ao seu destino. Todos esses significados são igualmente importantes e podem ser aplicados a selagem do Espírito na vida dos crentes, porém para o momento o último é o que desejamos enfatizar - o fato de estarmos selados com o Espírito Santo garante que chegaremos ao fim da nossa jornada aqui na terra com êxito total, porque não depende de nossa força, experiência, sabedoria, conhecimento, equilíbrio, sobriedade, nada disso. Tudo isso pode ser muito útil para nossa vida espiritual e devemos nos valer dessas coisas, mas o que nos assegura que chegaremos do outro lado do rio é Aquele que foi para o céu e deixou Seu Espírito conosco como o penhor da nossa herança, que garante nossa chegada na glória. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados