Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2012

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 15

Artigo 15 – Esta doutrina é odiada por Satanás, mas é amada pela Igreja: Esta doutrina da perseverança dos verdadeiros crentes e santos, assim como a convicção que têm dela, Deus revelou abundantemente em sua Palavra para a glória do Seu nome e consolação dos piedosos. Ele é quem a imprime nos corações dos crentes. É algo que a carne não compreende, que Satanás odeia, que o mundo zomba, que os ignorantes e os hipócritas ultrajam e que os heréticos atacam. A noiva de Cristo, por outro lado, sempre amou mui ternamente esta doutrina e sempre a defendeu firmemente como a um tesouro de valor inestimável; e Deus, contra quem não vale conselho nem força alguma prevalece, cuidará para que ela continue a fazer assim. A esse Deus somente – Pai, Filho e Espírito Santo – seja a honra e a glória para sempre. Amém. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: A perseverança do verdadeiro crente é certa porq

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 14

Artigo 14 – O uso dos meios da graça na perseverança: Assim como aprouve a Deus começar essa obra de graça em nós pela pregação do Evangelho, assim Ele a mantém, Ele a continua e Ele a aperfeiçoa em nós pelo ouvir e pela leitura da Sua Palavra, pela meditação nela, pelas exortações, ameaças e promessas, e pelo uso dos sacramentos. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: As bênçãos espirituais nos são dispensadas através das práticas e atos espirituais. Tudo o que o Senhor ordenou a nós é porque nos traz benefícios espirituais. Ler a Bíblia, orar, cantar salmos, meditar na Palavra, congregar, ouvir a pregação, participar do partir do pão, exortar-nos mutuamente, praticar obras de caridade, e todo nosso trabalho no reino de Deus nos traz bênçãos. Quanto mais estivermos envolvidos com o reino de Deus, quanto mais contemplarmos o reino, respirarmos seu ambiente e quanto mais essa for nossa mot

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 13

Artigo 13 – Esta certeza não leva à negligência: A confiança renovada não leva aqueles que foram restaurados, depois de haverem caído, à falta de zelo nem à negligência da piedade; antes produz neles um cuidado ainda maior em observar os caminhos do Senhor, que Ele preparou de antemão. Eles guardam esses caminhos para que ao andar neles conservem a certeza da sua própria perseverança; para que a face do seu Deus gracioso não se retire deles mais uma vez, por abusarem da Sua bondade paternal; para não caírem em maior angústia espiritual. De fato, para os que temem a Deus a contemplação da Sua face é mais doce do que a vida, e o privar-se dela é mais amargo do que a morte. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: O verdadeiro crente é filho e sente muito quando causa motivo de tristeza ao seu Pai celestial. Se comete algum pecado nele não permanece, mas clama pelo perdão e purificação. Depois de

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 12

Artigo 12 – Esta certeza é um estímulo à piedade: Esta certeza de perseverança, longe de tornar os crentes verdadeiros em orgulhosos e acomodados, é antes a verdadeira raiz da humildade, reverência filial, da piedade genuína, da resistência em todo o combate, das orações fervorosas, da perseverança no sofrimento e na confissão da verdade, e da duradoura alegria em Deus. Além disso, a reflexão sobre esses benefícios é para eles um incentivo da gratidão e das boas-obras, como evidencia o testemunho da Escritura e os exemplos dos santos. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: De fato, ao contrário do que supõem alguns, todas as doutrinas da Graça nos humilham grandemente, nos fazem sentir muita gratidão, temer a Deus e desejar servi-lo ardentemente. Elas nos estimulam a um viver piedoso, e a amar a Deus de todo o coração, pois revelam o grande amor de Deus por nós, tendo piedade de nós, mesmo quan

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 11

Artigo 11 – Nem sempre se sente esta certeza: A Escritura, no entanto, testifica que os crentes, enquanto nessa vida têm que lutar contra várias dúvidas da carne e, sujeitos a fortes tentações, nem sempre sentem essa segurança da fé nem a certeza da perseverança. Mas Deus, que é o Pai de toda a consolação, não permitirá que sejam tentados além das suas forças, mas com a tentação proverá também o meio de escape, e pelo Espírito Santo fará ressurgir neles a certeza da perseverança. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: Tudo o que Deus em Sua maravilhosa providência faz é perfeito e tem sábios, justos e santos propósitos. Logo, se Ele não removeu totalmente a toxina do pecado nas vidas dos regenerados é porque tem nisso um propósito bom. Isso os fará compreender a dependência dele e os levará a buscar Sua face continuamente. Enquanto estivermos nesse mundo caído e nesse corpo de carne, e

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 10

Artigo 10 – A fonte dessa certeza: Tal certeza não procede de alguma revelação particular além ou fora da Palavra, mas da fé nas promessas de Deus, que Ele revelou abundantemente em Sua Palavra para a nossa consolação; procede do testemunho do Espírito Santo que testifica com o nosso espírito que somos filhos e herdeiros de Deus; e finalmente, da busca incessante e séria por uma consciência limpa e de boas obras. Se os eleitos de Deus não tivessem neste mundo a sólida consolação da obtenção da vitória e da garantia infalível da glória eterna, eles seriam os mais miseráveis de todos os homens. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: A certeza da perseverança na salvação é uma bênção que desfrutamos enquanto atravessamos o deserto deste mundo, lutando contra os nossos inimigos, sob o sol causticante, expostos a todos os perigos e totalmente vulneráveis. É nesse contexto que a certeza de que o

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 9

Artigo 9 – A certeza dessa preservação: Os próprios crentes podem ter a plena certeza desta preservação do eleito para salvação e da perseverança dos verdadeiros crentes na fé. E estão de fato convictos segundo a medida da fé de cada um deles, pela qual creem firmemente que são e permanecerão membros verdadeiros e vivos da Igreja e que possuem o perdão dos pecados e a vida eterna . ---------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: Como já falamos anteriormente, o eleito é chamado, justificado, santificado, conservado, preservado e glorificado. Nada pode quebrar a linda cadeia dourada, isso já foi dito e repetido muitas vezes, porque foi o próprio Senhor Jesus quem deu aos Seus cordeiros essa segurança. Em sua oração intercessória disse mais: “ Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mund

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 8

Artigo 8 – A graça do Triúno Deus preserva: Assim, não é por seus próprios méritos ou força, mas pela imerecida misericórdia de Deus, que eles não se desviam totalmente da fé e da graça nem permanecem caídos para se perderem totalmente no final. Quanto a eles, isto facilmente poderia acontecer e aconteceria sem dúvida. Mas quanto a Deus, não há a menor possibilidade de que isso aconteça, pois o Seu conselho não pode ser mudado; a Sua promessa não pode falhar; o chamado segundo o Seu propósito não pode ser revogado; o mérito, a intercessão e a proteção de Cristo não podem ser anulados, e a selagem do Espírito Santo não pode ser frustrada nem destruída. --------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: Se a salvação dependesse em algum aspecto, em alguma instância ou em alguma medida de nós, certamente seríamos todos condenados ao inferno, porque não temos nada que possa ajudar, favorecer ou contribuir nesse sentido

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 7

Artigo 7 – Deus renovará os Seus eleitos para o arrependimento: Pois Deus, em primeiro lugar, preserva neles durante a queda, a Sua imperecível semente da regeneração para que ela não morra e seja lançada fora. Além disso, através da Sua Palavra e do Seu Espírito, certamente Ele os renova eficazmente para o arrependimento. O resultado é que se afligem de coração com uma tristeza espiritual pelos pecados que cometeram; buscam e obtêm pela fé, com o coração contrito, o perdão no sangue do Mediador; experimentam novamente o favor de um Deus reconciliado e adoram as Suas misericórdias e fidelidade; daí em diante passam a desenvolver mais diligentemente a própria salvação com temor e tremor. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: O crente autêntico tem um conservante natural, ou melhor, sobrenatural, que é a vida de Deus nele implantada; essa vida vinda do Espírito Santo o preserva em meio à corru

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 6

Artigo 6 – Deus não permitirá que os Seus eleitos se percam: Pois Deus, que é rico em misericórdia, segundo o Seu propósito imutável de eleição, não retira completamente o Seu Espírito Santo dos que lhe pertencem, mesmo na sua deplorável queda. Tampouco permite que se afundem tanto a ponto de caírem da graça da adoção e do estado de justificação ou, que cometam o pecado para a morte – isto é, o pecado contra o Espírito Santo – e que, totalmente abandonados por Ele, se lancem na perdição eterna. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: O regenerado pode, eventualmente, cair em algum pecado, mas jamais cometerá o pecado que leva à morte espiritual ou eterna. Todo eleito já foi curado eternamente pela expiação do Senhor Jesus Cristo . Ele está totalmente seguro nas mãos do Pai e no Seu amor. É assistido pela graça soberana de Deus que o impede de voltar ao seu antigo estado de degradação e morte espir

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 5

Artigo 5 – As consequências desses graves pecados: Eles, no entanto, por causa desses pecados grosseiros ofendem profundamente a Deus, tornam-se culpados de morte, entristecem o Espírito Santo, suspendem o exercício da fé, ferem gravemente suas consciências, e algumas vezes perdem o senso do favor de Deus – até que voltem ao reto caminho sinceramente arrependidos e a face paternal de Deus volte a brilhar sobre eles. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: É por demais encorajador, ver nas Escrituras que mesmo na Sua ira, Deus trata os Seus filhos com misericórdia, pois esses são objeto de Seu amor eterno. Ainda que Deus se ire conosco por causa dos nossos pecados, Ele irá nos corrigir como Pai amoroso que é, para o nosso bem. Sim, somos corrigidos para nossa boa saúde espiritual. Deus Se vinga dos inimigos, mas nunca dos filhos. Veja o exemplo de Davi, quando, após seu pecado,

Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 4

Artigo 4 – Os santos estão sujeitos a cair em graves pecados: Embora o poder de Deus, pelo qual Ele confirma e preserva os verdadeiros crentes na graça, seja tão grande que não pode ser vencido pela carne. Os convertidos, contudo, nem sempre são guiados e dirigidos por Deus de sorte que não possam, em certas circunstâncias particulares e pela própria culpa deles, se desviar da direção da graça e ser seduzidos pela carne e se render à sua concupiscência. Por isso eles devem orar e vigiar constantemente para não caírem em tentação. Quando não vigiam nem oram, eles não apenas podem ser levados – pela carne, pelo mundo e por Satanás – a cometer sérios e atrozes pecados, mas, algumas vezes, podem ser levados à isso pela justa permissão de Deus. É o que demonstram as lastimáveis quedas de Davi, de Pedro e de outros santos, descritas nas Escrituras. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: A m