Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 15


Artigo 15 – Esta doutrina é odiada por Satanás, mas é amada pela Igreja: Esta doutrina da perseverança dos verdadeiros crentes e santos, assim como a convicção que têm dela, Deus revelou abundantemente em sua Palavra para a glória do Seu nome e consolação dos piedosos. Ele é quem a imprime nos corações dos crentes. É algo que a carne não compreende, que Satanás odeia, que o mundo zomba, que os ignorantes e os hipócritas ultrajam e que os heréticos atacam. A noiva de Cristo, por outro lado, sempre amou mui ternamente esta doutrina e sempre a defendeu firmemente como a um tesouro de valor inestimável; e Deus, contra quem não vale conselho nem força alguma prevalece, cuidará para que ela continue a fazer assim. A esse Deus somente – Pai, Filho e Espírito Santo – seja a honra e a glória para sempre. Amém.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: A perseverança do verdadeiro crente é certa porque Aquele que começou a obra da redenção é fiel e poderoso para completá-la, e Ele o fará. A salvação é uma bênção completa e não pela metade; totalmente segura e não mais ou menos - E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá” - 1ª Pedro 5.10. Para os crentes essa doutrina é muitíssimo preciosa, porque nos leva ao descanso nas promessas do Pai, mas o inimigo a odeia justamente porque a glória de Deus está envolvida aqui de maneira especial. Isto é, Deus nos salva para a Sua glória. Ele nos elegeu pra a Sua glória, nos chamou, justificou e nos preserva em santidade até a glorificação, também para a Sua glória - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo... Para louvor e glória da sua graça... Nele, digo, em quem também fomos feitos herança... Com o fim de sermos para louvor da sua glória” - Efésios 1.5-6, 11, 12. A oposição do inimigo só nos faz lembrar que o próprio Senhor Jesus Cristo assegura que nenhuma de Suas ovelhas se perderá, nenhuma será desprezada - Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” - João 6.37. O Senhor pode nos guardar como ninguém. Suas ovelhas são assunto entre ele e o Pai: Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu” - João 17.12. Obrigado Pai celestial por tão grande proteção e segurança. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados