Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 5


Artigo 5 – As consequências desses graves pecados: Eles, no entanto, por causa desses pecados grosseiros ofendem profundamente a Deus, tornam-se culpados de morte, entristecem o Espírito Santo, suspendem o exercício da fé, ferem gravemente suas consciências, e algumas vezes perdem o senso do favor de Deus – até que voltem ao reto caminho sinceramente arrependidos e a face paternal de Deus volte a brilhar sobre eles.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: É por demais encorajador, ver nas Escrituras que mesmo na Sua ira, Deus trata os Seus filhos com misericórdia, pois esses são objeto de Seu amor eterno. Ainda que Deus se ire conosco por causa dos nossos pecados, Ele irá nos corrigir como Pai amoroso que é, para o nosso bem. Sim, somos corrigidos para nossa boa saúde espiritual. Deus Se vinga dos inimigos, mas nunca dos filhos. Veja o exemplo de Davi, quando, após seu pecado, Deus o tratou duramente, mas a punição tinha o objetivo de restaurá-lo - Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado” - Salmo 32.3-5. Está escrito: Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?” - Hebreus 12.6. Tudo o que Deus nos faz é visando o nosso bem maior, que é nos conformar a Jesus Cristo. Da mesma forma que os ímpios são vasos de ira e objeto da ira eterna, outro tanto os pios são vasos de misericórdia e objeto do amor eterno. Portanto, mesmo nos momentos em que os homens piedosos caem em pecado, ofendem a Deus e provocam a Sua ira, recebem apenas uma punição temporária para a sua correção - Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” – Salmo 30.5.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados