Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 4


Artigo 4 – Os santos estão sujeitos a cair em graves pecados: Embora o poder de Deus, pelo qual Ele confirma e preserva os verdadeiros crentes na graça, seja tão grande que não pode ser vencido pela carne. Os convertidos, contudo, nem sempre são guiados e dirigidos por Deus de sorte que não possam, em certas circunstâncias particulares e pela própria culpa deles, se desviar da direção da graça e ser seduzidos pela carne e se render à sua concupiscência. Por isso eles devem orar e vigiar constantemente para não caírem em tentação. Quando não vigiam nem oram, eles não apenas podem ser levados – pela carne, pelo mundo e por Satanás – a cometer sérios e atrozes pecados, mas, algumas vezes, podem ser levados à isso pela justa permissão de Deus. É o que demonstram as lastimáveis quedas de Davi, de Pedro e de outros santos, descritas nas Escrituras.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: A mesma graça soberana que nos convence, inclina os nossos corações, nos convertendo a Deus, também nos faz perseverar e permanecer firmes e fiéis até ao fim. Contudo, na nossa jornada cristã, estamos sujeitos a pecar e fatalmente pecaremos muitas vezes, e alguns até poderão mesmo cair em graves pecados; por isso que somos exortados a orar e vigiar sem cessar. Deus, porém, tem um bom propósito em todas as coisas, até mesmo em permitir que sejamos vencidos pelo pecado algumas vezes. Nada humilha tanto o soldado quanto cair diante de um inimigo, mas às vezes isso se faz necessário para que ele reconheça suas limitações e não subestime o inimigo. Somos advertidos muitas vezes que nossa luta é ferrenha e contra inimigos poderosíssimos, e que só estamos em pé pela graça do nosso bom Senhor. Por isso o crente deve prestar muita atenção às advertências: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” - Mateus 26.41; “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” - 1ª Coríntios 10.12; “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” - Efésios 6.12. Entretanto o nosso alvo deve ser uma vida completamente vitoriosa sobre o pecado e devemos que orar, vigiar e nos esforçar para tanto. Essa é a nossa obrigação e essa também é a vontade de Deus para nós. Contudo, se eventualmente cairmos, não devemos ficar prostrados, mas confessar nossos pecados e fraquezas e prosseguirmos confiantes de que a batalha, em última instância não é nossa, mas do Senhor e, portanto, já está ganha. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados