Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 8


Artigo 8 – A graça do Triúno Deus preserva: Assim, não é por seus próprios méritos ou força, mas pela imerecida misericórdia de Deus, que eles não se desviam totalmente da fé e da graça nem permanecem caídos para se perderem totalmente no final. Quanto a eles, isto facilmente poderia acontecer e aconteceria sem dúvida. Mas quanto a Deus, não há a menor possibilidade de que isso aconteça, pois o Seu conselho não pode ser mudado; a Sua promessa não pode falhar; o chamado segundo o Seu propósito não pode ser revogado; o mérito, a intercessão e a proteção de Cristo não podem ser anulados, e a selagem do Espírito Santo não pode ser frustrada nem destruída.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Se a salvação dependesse em algum aspecto, em alguma instância ou em alguma medida de nós, certamente seríamos todos condenados ao inferno, porque não temos nada que possa ajudar, favorecer ou contribuir nesse sentido, antes, tudo que fosse deixado a nós, seria frustrado. Mas Deus não deixou nada para nós fazermos, Ele fez tudo sozinho. Por isso o apóstolo falou tão firmemente: Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou” - Romanos 8.29-30. Quando cremos em Cristo Ele nos dá Seu Espírito Santo como penhor ou garantia de que a obra será completada - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória” - Efésios 1.13-14. De fato o selo do Espírito Santo em nossas vidas significa: 1) propriedade – temos um Dono e Senhor que cuida de nós e ninguém nos tirará de Sua mão; 2) autenticidade – quem tem o selo do Espírito é um autêntico filho de Deus; 3) segurança – selo também indica segurança ou inviolabilidade. Estamos lacrados e hermeticamente fechados por Deus; 4) garantia – um selo significa garantia de que algo chegará ao seu destino final. Os dons de Deus são irrevogáveis e, portanto, imperdíveis. É absolutamente impossível um eleito de Deus perder-se definitivamente estando a caminho do céu. Tal pensamento seria um insulto ao Senhor - O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração” - Salmo 33.11. Então, ainda que o crente caia e perca toda esperança de retornar à sua antiga condição, Deus agirá nele e o fará voltar ainda mais forte e encorajado. Obviamente que isso não significa que ele tem um tipo de foro privilegiado e possa ficar despreocupado em relação ao pecado. Muito pelo contrário, o pecado deve ser odiado, temido e evitado com toda sua alma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados