Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 9


Artigo 9 – A certeza dessa preservação: Os próprios crentes podem ter a plena certeza desta preservação do eleito para salvação e da perseverança dos verdadeiros crentes na fé. E estão de fato convictos segundo a medida da fé de cada um deles, pela qual creem firmemente que são e permanecerão membros verdadeiros e vivos da Igreja e que possuem o perdão dos pecados e a vida eterna
.----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Como já falamos anteriormente, o eleito é chamado, justificado, santificado, conservado, preservado e glorificado. Nada pode quebrar a linda cadeia dourada, isso já foi dito e repetido muitas vezes, porque foi o próprio Senhor Jesus quem deu aos Seus cordeiros essa segurança. Em sua oração intercessória disse mais: Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo” - João 17.24. Se nem todos os crentes têm plena convicção da sua salvação, talvez seja por imaturidade ou falta de conhecimento da Palavra de Deus. Contudo o fato inquestionável é que todas as ovelhas do Senhor serão arrebanhadas e trazidas ao aprisco pelo Sumo Pastor e por Ele mantidas até o fim. Não poderia ser de outra forma, pois nada temos que não tenhamos recebido - E que tens tu que não tenhas recebido?” - 1ª Coríntios 4.7. Seja para nossa vida material ou para nossa vida espiritual, toda a manutenção vem do céu - O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu” - João 3.27. Jesus fez promessas tão específicas que não há como não compreender o que estava dizendo. Ele disse que tornaria a salvação de Suas ovelhinhas tão seguras quanto Ele pode fazê-lo - E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” - João 10.28-29. Cabe a nós confiar nessas promessas e nelas descansar porque Ele é poderoso para cumpri-las, fiel e bom para conosco. Então não devemos temer mal algum e confessarmos o que o apóstolo confessou: eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” - 2ª Timóteo 1.12. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados