Os Cânones de Dort - Capítulo 5 - Artigo 11


Artigo 11 – Nem sempre se sente esta certeza: A Escritura, no entanto, testifica que os crentes, enquanto nessa vida têm que lutar contra várias dúvidas da carne e, sujeitos a fortes tentações, nem sempre sentem essa segurança da fé nem a certeza da perseverança. Mas Deus, que é o Pai de toda a consolação, não permitirá que sejam tentados além das suas forças, mas com a tentação proverá também o meio de escape, e pelo Espírito Santo fará ressurgir neles a certeza da perseverança.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Tudo o que Deus em Sua maravilhosa providência faz é perfeito e tem sábios, justos e santos propósitos. Logo, se Ele não removeu totalmente a toxina do pecado nas vidas dos regenerados é porque tem nisso um propósito bom. Isso os fará compreender a dependência dele e os levará a buscar Sua face continuamente. Enquanto estivermos nesse mundo caído e nesse corpo de carne, estaremos sujeitos a muitas tentações, muitos pecados e fraquezas. Dúvidas nos assaltam, tentações nos sobrevêm, questionamentos nos perturbam, instabilidades nos desencorajam, depressões nos abatem; mas temos a promessa: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” - 1ª Coríntios 10.13. Essa luta contínua é para que não nos esqueçamos que ainda não chegamos ao porto seguro do outro lado. E é preciso lembrar que o grande Comandante, não apenas nos enviou para a batalha, mas está conosco a par e passo, dia a dia, minuto a minuto; Ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei” - Hebreus 13.5. Ele nos protegerá dos inimigos internos e externos, não permitindo que sejamos desencorajados e nem destruídos - Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti” - Salmo 91.3-7. Confiando em Suas promessas e descansando em Seu amor teremos a firme certeza de que as negras nuvens passarão e novamente veremos o brilho da Sua glória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados