Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2012

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 30

80. Que diferença há entre a ceia do Senhor e a missa do papa? A ceia do Senhor nos testemunha que temos completo perdão de todos os nossos pecados, pelo único sacrifício de Jesus Cristo, que Ele mesmo, uma única vez, realizou na cruz; e também que, pelo Espírito Santo, somos incorporados a Cristo, que agora, com seu verdadeiro corpo, não está na terra mas no céu, à direita do Pai e lá quer ser adorado por nós. A missa, porém, ensina que Cristo deve ser sacrificado todo dia, pelos sacerdotes, em favor dos vivos e dos mortos, e que estes, sem a missa, não têm perdão dos pecados pelo sofrimento de Cristo; e ainda que Cristo está corporalmente presente sob a forma de pão e vinho e, por isso, neles deve ser adorado. A missa, então, no fundo, não é outra coisa senão a negação do único sacrifício e sofrimento de Cristo e uma idolatria abominável. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A missa

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 29

78. Pão e vinho, então, se transformam no próprio corpo e sangue de Cristo? Não. Neste ponto há igualdade entre o batismo e a ceia. A água do batismo não se transforma no sangue de Cristo, nem tira os pecados. Ela é somente um sinal divino e uma garantia disto. Igualmente o pão da santa ceia não se transforma no próprio corpo de Cristo, mesmo que seja chamado "corpo de Cristo", conforme a natureza e o uso dos sacramentos. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O Senhor Jesus deu aos seus discípulos o pão e o cálice e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados - Mateus 26.26-28 , mas em seguida afirmou: E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo con

O Catecismo de Heidelberg - A Santa Ceia - Dia do Senhor 28

75. Como a santa ceia ensina e garante que você tem parte no único sacrifício de Cristo na cruz e em todos os seus benefícios? Da seguinte maneira: Cristo me mandou, assim como a todos os fiéis, comer do pão partido e beber do cálice, em sua memória. E Ele acrescentou esta promessa : Primeiro, que, por mim, seu corpo foi sacrificado na cruz e que, por mim, seu sangue foi derramado, tão certo como vejo com meus olhos que o pão do Senhor é partido para mim e o cálice me é dado. Segundo, que Ele mesmo alimenta e sacia minha alma para a vida eterna com seu corpo crucificado e seu sangue derramado, tão certo como recebo da mão do ministro e tomo com minha boca o pão e o cálice do Senhor. Eles são sinais seguros do corpo e do sangue de Cristo. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Há uma força muito grande nas palavras do Senhor Jesus: Tomai, comei, isto é o meu corpo... E, tomando o cálice,

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 27

72. Então, a própria água do batismo é a purificação dos pecados? Resposta: Não, pois somente o sangue de Jesus Cristo e o Espírito Santo nos purificam de todos os pecado s. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: Nunca elementos materiais tiveram qualquer poder espiritual, mas apenas apontam para ele e o representam. Assim era com elementos usados na Antiga Aliança [sangue, água, óleo, incenso, fogo] assim é na Nova Aliança. Não há qualquer poder na água do batismo, como não há qualquer poder no pão e no vinho da eucaristia. A água nos remete à lavagem que o Espírito Santo operou em nossas vidas, purificando as nossas almas de toda contaminação do pecado. O crente autêntico não tem mais pecado em sua alma. Apenas seu corpo continua sob os efeitos da queda, mas sua alma foi redimida, liberta - “ Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” ( João 8.36 ) . -

O Catecismo de Heidelberg - O Santo Batismo - Dia do Senhor 26

69. Como o batismo ensina e garante a você que o único sacrifício de Cristo na cruz é para seu bem? Cristo instituiu essa lavagem com água e acrescentou a promessa de lavar, com seu sangue e Espírito, a impureza da minha alma (isto é, todos os meus pecados) tão certo como por fora fico limpo com a água que tira a sujeira do corpo. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O batismo é o sinal exterior, no corpo, de uma realidade interior, no coração. O efeito da água por fora aponta para a ação do Espírito Santo por dentro - lavar, limpar, purificar - E da parte de Jesus Cristo... que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados... - Apocalipse 1.5 . Apenas o selo exterior não salva, mas ele assegura que aquela pessoa está na esfera das promessas da Aliança de Deus. Muitos afirmam que o batismo regenera. Ao meu ver dizer que a lavagem exterior regenera seria o mesmo que dizer que a

O Catecismo de Heidelberg - A Palavra e os Sacramentos - Dia do Senhor 25

65. Visto que somente a fé nos faz participar de Cristo e de todos os seus benefícios, de onde vem esta fé? Vem do Espírito Santo   que a produz em nossos corações pela pregação do Evangelho, e a fortalece pelo uso dos sacramentos. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A fé é um precioso dom de Deus, que nos dá acesso à graça, onde temos a plena redenção: justificação, santificação, perseverança até a glorificação. A fé é um sentido espiritual que abre a porta da alma para compreendermos e recebermos os benefícios da obra de Cristo. Para o homem natural o evangelho não passa de uma linda história, mas para o homem de fé o mesmo evangelho é o poder de Deus para sua salvação, porque ele vê o que o homem natural não pode ver. Um homem natural lê a Bíblia e não enxerga o plano da redenção. Para ele a Bíblia é pouco mais do que um código de barras. Mas o homem de fé possui o leitor óptico e

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 24

62. Mas por que nossas boas obras não nos podem justificar perante Deus, pelo menos em parte? Porque a justiça que pode subsistir perante o juízo de Deus deve ser absolutamente perfeita e completamente conforme a lei de Deus. Entretanto, nesta vida, todas as nossas obras, até as melhores, são imperfeitas e manchadas por pecados. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A única justiça que satisfaz o padrão de Deus é a Sua própria. Nenhuma criatura tem justiça eficiente e suficiente para subsistir perante o Seu trono. Sendo assim, as nossas melhores obras são imperfeitas e contaminadas - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam - Isaías 64.6 . Isso não significa que Deus não se agrade de boas obras, ao contrário, todos devemos pratica-las, mas sem a intençã

O Catecismo de Heidelberg - A Justificação - Dia do Senhor 23

59. Mas que proveito tem sua fé no Evangelho? O proveito é que sou justo perante Deus, em Cristo, e herdeiro da vida eterna. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Tendo crido em Cristo, Deus nos justificou, isto é, imputou-nos a justiça de Seu Filho, a única justiça que O satisfaz. Uma vez recebido essa justiça tornamo-nos aptos para o céu. Nenhum homem jamais chegará ao céu com justiça própria. A condição para lá entrarmos é termos sido convidados e trajarmos as vestes nupciais do Rei - E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas tre

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 22

57. Que consolo traz a você "a ressurreição do corpo"? Meu consolo é que depois desta vida minha alma será imediatamente levada para Cristo, meu Cabeça. E que também esta minha carne, ressuscitada pelo poder de Cristo, será unida novamente à minha alma e se tornará semelhante ao corpo glorioso de Cristo. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Imediatamente após nosso corpo cessar de respirar, nossa alma subirá para estar com o Senhor, onde aguardaremos a ressurreição. E no dia final nosso corpo sairá do domínio da morte, o último inimigo será vencido e cumprir-se-á a vitória - Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte... E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória - 1ª Coríntios 15.26, 54 . No último dia da humanid