O Catecismo de Heidelberg - A Palavra e os Sacramentos - Dia do Senhor 25
65.
Visto que somente a fé nos faz participar de Cristo e de todos os
seus benefícios, de onde vem esta fé?
Vem
do Espírito Santo que a produz em nossos corações
pela pregação do Evangelho, e a fortalece pelo uso dos sacramentos.
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A
fé é um precioso dom de Deus, que nos dá acesso à graça, onde
temos a plena redenção: justificação, santificação,
perseverança até a glorificação. A fé é um sentido espiritual
que abre a porta da alma para compreendermos e recebermos os
benefícios da obra de Cristo. Para o homem natural o evangelho não
passa de uma linda história, mas para o homem de fé o mesmo
evangelho é o poder de Deus para sua salvação, porque ele vê o
que o homem natural não pode ver. Um homem natural lê a Bíblia e
não enxerga o plano da redenção. Para ele a Bíblia é pouco mais
do que um código de barras. Mas o homem de fé possui o leitor
óptico e vê Cristo em cada livro da Bíblia, e sua maravilhosa e
completa redenção. Isto é o que o que o Espírito Santo faz
através da fé: abre uma janela interior no nosso coração e a luz
entra na nossa alma. Essa fé salvífica ou salvadora é produzida em
nós por obra do Espírito Santo quando ouvimos o evangelho. Ninguém
nasce com essa fé, ela é um dom de Deus aos seus eleitos. Sempre
que comemos e bebemos da mesa do Senhor, na comunhão da igreja,
nossa fé é fortalecida. De um modo geral todas as bênçãos da
graça fortalecem nossa confiança e segurança no Senhor.
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66.
Que são sacramentos?
São
visíveis e santos sinais e selos. Deus os instituiu para nos fazer
compreender melhor e para garantir a promessa do Evangelho, pelo uso
deles. Essa promessa é que Deus nos dá, de graça, o perdão dos
pecados e a vida eterna, por causa do único sacrifício de Cristo na
cruz.
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Chamamos
sacramentos, as ordenanças que o Senhor deixou para a igreja cumprir
enquanto estiver na terra. Eles são os sinais visíveis da redenção
que Cristo nos propiciou, morrendo na cruz. Esses sinais exteriores
apontam para a realidade interior que o Espírito Santo operou em
nós. Não são os selos externos que asseguram a nossa salvação e
sim a sua correspondência interior, obra do Espírito Santo. Mas,
como diz o Catecismo, os selos garantem que estamos na esfera das
promessas.
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67.
Então, tanto a Palavra como os sacramentos têm a finalidade de
apontar nossa fé para o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, como o
único fundamento de nossa salvação?
Sim,
pois o Espírito Santo ensina no Evangelho e confirma pelos
sacramentos que toda a nossa salvação está baseada no único
sacrifício de Cristo na cruz.
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Nosso
contato com os sacramentos fortalece nossa fé porque traz a nossa
memória tudo quanto Cristo fez por nós. Cada vez que vemos um
batizado ou que participamos da mesa do Senhor, lembramos que somos
filhos da Aliança e que somos selados com o Espírito Santo para a
redenção eterna. O
batismo significa que tudo quanto éramos em Adão foi sepultado com
Cristo. Tudo quanto dizia respeito a nossa ligação com a queda está
sepultado com Cristo. Agora nosso representante diante de Deus não é
mais Adão e sim Jesus Cristo. A santa ceia nos lembra da promessa de
Cristo que diz: “Quem
come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o
ressuscitarei no último dia.
Porque
a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue
verdadeiramente é bebida.
Quem
come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim
como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de
mim se alimenta, também viverá por mim” (João
6.54-57).
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68.
Quantos sacramentos Cristo instituiu na nova aliança?
Dois:
o santo batismo e a santa ceia.
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O
Batismo foi instituído em lugar da antiga circuncisão e a Santa
Ceia no lugar da antiga Páscoa. Para o batismo usamos apenas a água.
Para a Ceia usamos o pão e o vinho. Nenhum outro elemento material
deve ser usado para simbolizar alguma coisa espiritual, apenas esses
três elementos. Tanto
a circuncisão quanto a páscoa envolviam derramamento de sangue. Na
Nova Aliança todo o sangue derramado é o sangue de Cristo. Seu
sangue tem valor e eficiência eternos, por isso seu sacrifício é
único.
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