O Catecismo de Heidelberg - A Santa Ceia - Dia do Senhor 28


75. Como a santa ceia ensina e garante que você tem parte no único sacrifício de Cristo na cruz e em todos os seus benefícios?
Da seguinte maneira: Cristo me mandou, assim como a todos os fiéis, comer do pão partido e beber do cálice, em sua memória. E Ele acrescentou esta promessa: Primeiro, que, por mim, seu corpo foi sacrificado na cruz e que, por mim, seu sangue foi derramado, tão certo como vejo com meus olhos que o pão do Senhor é partido para mim e o cálice me é dado. Segundo, que Ele mesmo alimenta e sacia minha alma para a vida eterna com seu corpo crucificado e seu sangue derramado, tão certo como recebo da mão do ministro e tomo com minha boca o pão e o cálice do Senhor. Eles são sinais seguros do corpo e do sangue de Cristo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Há uma força muito grande nas palavras do Senhor Jesus: Tomai, comei, isto é o meu corpo... E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue - Mateus 26.26-28. “Meu corpo”, “meu sangue”. Todos sabemos que naquela hora o pão não foi transformado na carne de Cristo e nem o vinho em seu sangue, senão isto teria sido registrado pelos escritores sagrados. O pão continuou sendo essencialmente pão e o mesmo se deu com o vinho. A substância dos elementos não foi alterada. Contudo cada participante experimentou uma íntima comunhão com o corpo de Cristo e seu sangue. Não era uma refeição comum, e sim havia algo de espiritual presente ali, não nos elementos propriamente, mas no momento da comunhão. Assim quando participamos da ceia do Senhor, tomamos o pão e o cálice e, pela fé, com os olhos da alma, vemos o corpo e o sangue de Cristo ali representados.  
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
76. O que significa comer o corpo crucificado de Cristo e beber seu sangue derramado?
Significa aceitar com verdadeira fé todo o sofrimento e morte de Cristo e assim receber o perdão dos pecados e a vida eterna. Significa também ser unido cada vez mais ao santo corpo de Cristo, pelo Espírito Santo que habita tanto nEle como em nós. Assim somos carne de sua carne e osso de seus ossos mesmo que Cristo esteja no céu e nós na terra; e vivemos eternamente e somos governados por um só Espírito, como os membros do nosso corpo o são por uma só alma.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comemos do corpo e bebemos do sangue de Cristo não apenas diante da mesa do Senhor, mas devemos faze-lo todos os dias, porque comer e beber é receber da seiva da videira. Precisamos alimentar a nossa alma diariamente e não apenas uma vez por semana ou mês. Contudo, participar da mesa do Senhor com a irmandade é algo insubstituível. Ao redor da mesa do Senhor expressamos nossa comunhão e unidade indivisível para a glória de Deus.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
77. Onde Cristo prometeu alimentar e saciar os fiéis com seu corpo e seu sangue, tão certo como eles comem do pão partido e bebem do cálice?
Nas palavras da instituição da ceia, que são: "O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha" (1ª Coríntios 11:23-26). O apóstolo Paulo já se tinha referido a esta promessa, dizendo: "Porventura o cálice da bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão" (1ª Coríntios 10:16,17). 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O alimento que o corpo e o sangue de Cristo significam para nós são muito mais reais e mais importantes do que o pão material. Ele mesmo disse: Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo... Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre - João 6.48-51, 58. O pão material só serve para nos manter vivos neste mundo - Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros - 1ª Coríntios 6.13. Mas Cristo nos dá aos seus filhos o alimento espiritual para suas almas, que os nutrirá para a eternidade - quem comer este pão viverá para sempre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados