O Catecismo de Heidelberg - A Justificação - Dia do Senhor 23


59. Mas que proveito tem sua fé no Evangelho?
O proveito é que sou justo perante Deus, em Cristo, e herdeiro da vida eterna.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tendo crido em Cristo, Deus nos justificou, isto é, imputou-nos a justiça de Seu Filho, a única justiça que O satisfaz. Uma vez recebido essa justiça tornamo-nos aptos para o céu. Nenhum homem jamais chegará ao céu com justiça própria. A condição para lá entrarmos é termos sido convidados e trajarmos as vestes nupciais do Rei - E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes - Mateus 22.10-13.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
60. Como você é justo perante Deus?
Somente por verdadeira fé em Jesus Cristo. Mesmo que minha consciência me acuse de ter pecado gravemente contra todos os mandamentos de Deus, e de não ter guardado nenhum deles, e de ainda ser inclinado a todo mal, todavia Deus me dá, sem nenhum mérito meu, por pura graça, a perfeita satisfação, a justiça e a santidade de Cristo. Deus me trata como se eu nunca tivesse cometido pecado algum ou jamais tivesse sido pecador; e, como se pessoalmente eu tivesse cumprido toda a obediência que Cristo cumpriu por mim. Este benefício é meu somente se eu o aceitar por fé, de todo o coração.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A justiça de Deus manifestou-se em Cristo. Ele é a nossa justiça, que recebemos pela fé. A justificação é um dom, a fé é outro. Assim somos justificados graciosamente. De outra forma ninguém seria justificado. Somos quais mendigos necessitados diante de Deus, só obtendo algo dEle se Ele nos der. Mas aqueles a quem o Senhor contempla com Seu precioso dom, é declarado justo, como se jamais houvesse pecado, antes houvesse cumprido e obedecido toda a lei. Isto é a verdadeira felicidade – ser perdoado por Deus e recebido em Sua Família Real.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
61. Por que você diz que é justo somente pela fé?
Eu o digo não porque sou agradável a Deus graças ao valor da minha fé, mas porque somente a satisfação por Cristo e a justiça e santidade dEle me justificam perante DeusSomente pela fé posso aceitar e possuir esta justificação.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
É pela fé que recebemos tudo quanto Deus nos prometeu, contudo a fé é apenas o meio pelo qual entramos na terra da promissão. Tudo quanto Cristo fez, cumprindo a justiça de Deus e obedecendo perfeitamente Sua santa Lei, foi creditado em nossa conta; só por isso é que fomos aceitos. Logo, o valor não está em nossa fé, e sim na obra de Cristo. Como posso não descansar na suficiência do sacrifício de Cristo, uma vez que a justiça de Deus foi satisfeita por Ele? Poria em dúvida tudo quanto Deus falou e realizou em nosso favor. Isso é ofensivo e blasfemo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados