Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2012

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 36

99. O que Deus exige no terceiro mandamento? Não devemos blasfemar ou profanar o santo nome de Deus por maldições ou juramentos falsos nem por juramentos desnecessários. Também não devemos tomar parte em pecados tão horríveis, ficando calados quando os ouvimos. Em resumo, devemos usar o santo nome de Deus somente com temor e reverência a fim de que Ele, por nós, seja devidamente confessado, invocado e glorificado por todas as nossas palavras e obras. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O nome sempre revela algo da pessoa, de sua origem, seu caráter, sua história, sua vida. Assim também o nome de Deus revela muito do que e de quem Ele é. E o nome de Deus é tão santo quanto Ele próprio. Portanto seu nome só pode ser dito com toda reverência, temor e cuidado. Ele se revelou a Moisés como Yahweh [Javé ou Jeová] e disse significar Eu Sou o que Sou - E disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou .

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 35

96. O que Deus exige no segundo mandamento? Não podemos, de maneira alguma, representar Deus por imagem ou figura. Devemos adorá-Lo somente da maneira que Ele ordenou em sua palavra. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- É simplesmente impossível representar Deus e sua glória por quaisquer meios humanos. Toda tentativa nesse sentido acabaria sempre numa grande ofensa, insulto e desprezo ao grande Criador. Então Ele proibiu terminantemente, toda, absolutamente toda tentativa de nossa parte em representa-lo, seja por figura, imagem, escultura. Por isso Ele nos advertiu por Moisés: Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor , em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; Figura de algum animal que haja na terra; figu

O Catecismo de Heidelberg - Os Dez Mandamentos - Dia do Senhor 34 [Parte 2]

94. O que Deus ordena no primeiro mandamento? Primeiro: para não perder minha salvação, devo evitar e fugir de toda idolatria, feitiçaria, adivinhação e superstição. Também não posso invocar os santos ou outras criaturas. Segundo: devo reconhecer devidamente o único e verdadeiro Deus, confiar somente nEle, me submeter somente a Ele com toda humildade e paciência. Devo amar, temer e honrar a Deus de todo o coração, e esperar todo o bem somente dEle. Em resumo, devo renunciar a todas as criaturas e não fazer a menor coisa contra a vontade de Deus. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo salvo precisa conhecer e reconhecer o verdadeiro Deus. Jesus Cristo orou assim: “ E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” ( João 17.3 ) . A vida eterna consiste em conhecer a Deus na face de Cristo - “ E sabemos que já o Filho de D

O Catecismo de Heidelberg - Os Dez Mandamentos - Dia do Senhor 34

92. Que diz a lei do SENHOR? Deus falou todas estas palavras (Êxodo 20:1-17; Deuteronômio 5:6-2: "Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão". Primeiro mandamento : "Não terás outros deuses diante de mim". Segundo mandamento : "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu o SENHOR teu Deus, Sou Deus zeloso, e visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e faço misericórdia a milhares daqueles que me amam, e aos que guardam os meus mandamentos". Terceiro mandamento : "Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar seu nome em vão". Quarto mandamento : "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 33

88. Quantas partes há na verdadeira conversão do homem? Duas : a morte do velho homem e o nascimento do novo homem. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Conversão não é o mesmo que educação religiosa, conhecimento das doutrinas cristãs, não é adotar a filosofia e os princípios bíblicos, ter uma boa conduta moral, nem é estar convencido da verdade do evangelho. Engloba tudo isso, mas vai muito além. A verdadeira conversão implica uma morte e uma ressurreição, uma mudança radical. Muitos dos que congregam com o povo do pacto podem ter muitas experiências, conhecimento doutrinário, convicção da verdade e ainda assim estarem longe da verdadeira conversão. Isto porque a conversão é uma mudança de coração e de natureza. É uma experiência de morte e ressurreição, isto é o homem velho morre e nasce um novo homem, que é uma nova criação de Deus. Com o velho homem morrem todos os antigos hábitos

O Catecismo de Heidelberg - Parte 3 - Nossa Gratidão - Dia do Senhor 32

86. Visto que fomos libertados de nossa miséria, por Cristo, sem mérito algum de nossa parte, somente pela graça, por que ainda devemos fazer boas obras? Primeiro : porque Cristo não somente nos comprou e libertou com seu sangue, mas também nos renova, à sua imagem, por seu Espírito Santo, para que mostremos, com toda a nossa vida, que somos gratos a Deus por seus benefícios, e para que Ele seja louvado por nós.  Segundo : para que, pelos frutos da fé, tenhamos a certeza de que nossa fé é verdadeira e para que ganhemos nosso próximo para Cristo, pela vida cristã que levamos. ------------------------------ ------------------------------ ------------------------------ ------------------------------ --------- A imagem de Deus que foi danificada pelo pecado é restaurada na vida do regenerado e a cada dia vai sendo aprimorada na medida em que ele cresce no Senhor -  Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória e

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 31

83. Que são as chaves do reino dos céus? A pregação do santo Evangelho e a disciplina cristã. É por estes dois meios que o reino dos céus se abre para aqueles que creem e se fecha para aqueles que não creem. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Quando a igreja prega o evangelho de Jesus Cristo e chama os pecadores ao arrependimento lhes está assegurando que podem entrar no reino de Deus. E todos quantos creem em Cristo têm a promessa de serem recebidos em seu reino. À estes as portas se abrem. Mas a mesma chave que abre para uns também fecha para outros. Pois muitos há que mesmo ouvindo as boas novas de salvação, não fazem caso. São os que estão perdidos e não sabem, estão naufragando e não têm consciência disso, por isso não acham que precisam de um salvador. À estes as portas se fecham. O mesmo acontece com relação a disciplina bíblica, ela é outro meio de se fechar as portas do rein