O Catecismo de Heidelberg - Os Dez Mandamentos - Dia do Senhor 34


92. Que diz a lei do SENHOR?
Deus falou todas estas palavras (Êxodo 20:1-17; Deuteronômio 5:6-2:
"Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão".
Primeiro mandamento: "Não terás outros deuses diante de mim".
Segundo mandamento: "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu o SENHOR teu Deus, Sou Deus zeloso, e visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e faço misericórdia a milhares daqueles que me amam, e aos que guardam os meus mandamentos".
Terceiro mandamento: "Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar seu nome em vão".
Quarto mandamento: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou”.
Quinto mandamento: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá".
Sexto mandamento: "Não matarás".
Sétimo mandamento: "Não adulterarás".
Oitavo mandamento: "Não furtarás".
Nono mandamento: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo".
Décimo mandamento: "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo".
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deus começa dizendo: “Eu Sou Javé teu Deus” e em seguida diz como deseja que seu povo viva para Ele. A Bíblia é o livro de Deus e não um livro científico. Ela não se propõe a explicar Deus ou sua criação, nem há nela respostas para todas as perguntas que fizermos. Mas ela tem a resposta para nossa necessidade espiritual. Ela responde a pergunta que nem sempre sabemos fazer, e propõe a solução para um problema que nem sempre temos ciência dele. O homem natural está cego espiritualmente e não sabe quais são seus reais problemas e suas reais necessidades. A lei de Deus levanta a questão problemática do homem caído: ele é um infrator que está debaixo do juízo e da condenação de Deus. Mais dia, menos dia, ele será chamado a juízo e prestação de contas. Se não tiver consigo Aquele que foi estabelecido Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem - 1ª Timóteo 2.5, receberá pelos seus pecados a eterna punição e maldição.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
93. Como se dividem estes Dez Mandamentos?
Em duas partes. A primeira nos ensina, em quatro mandamentos, como devemos viver diante de Deus; a segunda nos ensina, em seis mandamentos, as nossas obrigações para com nosso próximo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os quatro primeiros mandamentos referem-se a nossa relação com Deus. Eles versam basicamente sobre nosso culto a Deus, o que envolve toda a nossa vida e nosso ser. Deus requer totalidade, pureza, exclusividade, continuidade. Totalidade: Como seus filhos devemos nos render a Ele com todo o nosso ser [alma e corpo]; devemos entender que tudo é dele - nosso tempo, família, posses, nossa vida, saúde, toda nossa vida. Pureza: Ele requer que sejamos puros em nossos corpos, mentes, pensamentos, motivações, desejos e expressões; que sejamos santos como o Senhor é santo. Exclusividade: Deus nos quer só para si e não aceita que nos misturemos com outros deuses ou ídolos deste mundo. Devemos nos satisfazer totalmente em seu amor e providência para conosco. Continuidade: Ele nos dá esta vida para que vivamos para o seu inteiro louvor e a vida eterna para que o sirvamos eternamente. A quebra desses mandamentos afeta diretamente nosso relacionamento com o Senhor.
Do quinto ao décimo mandamento está em foco a nossa relação com o nosso próximo. Deus exige que amemos e respeitemos o nosso próximo como a nós mesmos. Façamos por ele tudo quanto gostaríamos que se fizesse a nós próprios. Assim também a infração desses mandamentos afeta nosso relacionamento com nosso próximo.
O Senhor Jesus resumiu o Decálogo em dois mandamentos: Amar a Deus e amar ao próximo - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes - Marcos 12.30-31.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados