O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 36


99. O que Deus exige no terceiro mandamento?
Não devemos blasfemar ou profanar o santo nome de Deus por maldições ou juramentos falsos nem por juramentos desnecessários. Também não devemos tomar parte em pecados tão horríveis, ficando calados quando os ouvimos. Em resumo, devemos usar o santo nome de Deus somente com temor e reverência a fim de que Ele, por nós, seja devidamente confessado, invocado e glorificado por todas as nossas palavras e obras.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O nome sempre revela algo da pessoa, de sua origem, seu caráter, sua história, sua vida. Assim também o nome de Deus revela muito do que e de quem Ele é. E o nome de Deus é tão santo quanto Ele próprio. Portanto seu nome só pode ser dito com toda reverência, temor e cuidado. Ele se revelou a Moisés como Yahweh [Javé ou Jeová] e disse significar Eu Sou o que Sou - E disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós... E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido - Êxodo 3.14; 6.3. Seu nome é para ser invocado, adorado, louvado, proclamado, tomado em juramento, tudo isso solene e reverentemente. Juntamente com o nome de Deus estão seus atributos, seu governo, suas obras, que manifestam seu maravilhoso ser. Por isso também jamais devemos brincar com essas coisas, pois envolvem sua glória. Como crentes que somos, levamos o nome e o testemunho de Deus, portanto devemos manter um comportamento santo, reverente, solene, para que o nome do Senhor não seja blasfemado pelos infiéis - Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós - Romanos 2.24;   Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados - 1ª Timóteo 6.1. Aquele que carrega sobre si o nome do Senhor deve apartar-se do pecado para que não haja qualquer associação do santo nome com o pecaminoso - O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade - 2ª Timóteo 2.19.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
100. Será que blasfemar o nome de Deus por juramentos e maldições é um pecado tão grande, que Deus se ira também contra aqueles que não se esforçam para impedir e proibir tal coisa?
Claro que sim, pois não há pecado maior ou que mais provoque a ira de Deus do que blasfemar seu nome. Por isso, Ele mandava castigar este pecado com a pena da morte.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não apenas devemos não dar motivo para os infiéis zombarem do nosso Deus, mas também protestar quando ouvirmos alguma coisa blasfema ou zombeteira com respeito ao Senhor e as suas coisas. Quanto a isto o salmista nos ensina: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores - Salmo 1.1; e o apóstolo adverte: E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as - Efésios 5.11.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados