O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 31
83. Que são as chaves do reino dos céus?
A pregação do santo Evangelho e a
disciplina cristã. É por estes dois meios que o reino dos céus se abre para
aqueles que creem e se fecha para aqueles que não creem.
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Quando a igreja prega o
evangelho de Jesus Cristo e chama os pecadores ao arrependimento lhes está assegurando
que podem entrar no reino de Deus. E todos quantos creem em Cristo têm a
promessa de serem recebidos em seu reino. À estes as portas se abrem. Mas a
mesma chave que abre para uns também fecha para outros. Pois muitos há que
mesmo ouvindo as boas novas de salvação, não fazem caso. São os que estão
perdidos e não sabem, estão naufragando e não têm consciência disso, por isso não
acham que precisam de um salvador. À estes as portas se fecham. O mesmo
acontece com relação a disciplina bíblica, ela é outro meio de se fechar as
portas do reino àqueles que se rebelam contra o Rei, desobedecendo sua Palavra
e as autoridades delegadas, por Ele colocadas no governo da igreja.
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84. Como se abre e se fecha o reino dos céus pela
pregação do santo Evangelho?
Conforme o mandamento de Cristo, se proclama e testifica aos
crentes, a todos juntos e a cada um deles, que todos os seus pecados realmente
lhes são perdoados por Deus, pelo mérito de Cristo, sempre que aceitam a promessa
do Evangelho com verdadeira fé. Mas a todos os incrédulos e hipócritas se
proclama e testifica que a ira de Deus e a condenação permanecem sobre eles,
enquanto não se converterem. Segundo este testemunho do Evangelho Deus julgará
todos, nesta vida e na futura.
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Para
que o pecador se alegre com as boas novas da salvação, primeiro ele precisa
saber que está perdido e condenado. Para isto o pecador precisa ouvir a lei de
Deus e a maldição que ela lança sobre o homem que não a cumprir. A verdadeira
pregação não exclui a lei, sua justiça, seu juízo, antes adverte o pecador
sobre a condenação do pecado, que será punido eternamente no inferno. Em
seguida aponta o caminho da salvação graciosa que está em Cristo Jesus e revela
o dom precioso que Deus dá ao pecador arrependido e compungido. Mas aquele que
rejeitar ou não conhecer esse dom deverá arcar com todas as consequências de
seus pecados, o que é suficiente para puni-lo no inferno eternamente. Assim a
pregação tem o poder tanto de abrir quanto de fechar as portas do reino. Por
exemplo, o apóstolo Paulo pregou em Atenas: Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância,
anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por
meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre
os mortos - Atos
17.30-31. Resultado: E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns
escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez. E assim
Paulo saiu do meio deles. Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre
os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles
outros - vs.
32-34. A pregação abriu o reino para alguns
[eles creram] e fechou para outros [escarneceram].
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85. Como se fecha e se abre o reino dos
céus pela disciplina cristã?
Conforme o mandamento de Cristo, aqueles
que, com o nome de cristãos, se comportam na doutrina ou na vida como
não-cristãos, são fraternalmente advertidos, repetidas vezes. Se não querem
abandonar seus erros ou maldades, são denunciados à igreja e aos que, pela
igreja, foram ordenados para este fim. Se não dão atenção nem a admoestação
destes, não são mais admitidos aos sacramentos e, assim, excluídos da
congregação de Cristo, e, pelo próprio Deus, do reino de Cristo. Eles voltam a
ser recebidos como membros de Cristo e da sua igreja, quando realmente prometem
e demonstram verdadeiro arrependimento.
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Excluir
um membro da congregação por rebeldia, heresia, ou outro pecado, não é falta de
amor, ao contrário, a pessoa está recebendo uma chance para arrepender-se e
retomar o caminho. A disciplina sempre visa restaurar o culpado e livra-lo do
laço do inimigo das nossas almas. Contudo
se ele endurecer-se no pecado é afastado da comunhão da irmandade
definitivamente. Entretanto, sempre haverá chance de retorno, havendo sincero e
comprovado arrependimento, isto é com frutos.
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