O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 31


83. Que são as chaves do reino dos céus?
A pregação do santo Evangelho e a disciplina cristã. É por estes dois meios que o reino dos céus se abre para aqueles que creem e se fecha para aqueles que não creem.
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Quando a igreja prega o evangelho de Jesus Cristo e chama os pecadores ao arrependimento lhes está assegurando que podem entrar no reino de Deus. E todos quantos creem em Cristo têm a promessa de serem recebidos em seu reino. À estes as portas se abrem. Mas a mesma chave que abre para uns também fecha para outros. Pois muitos há que mesmo ouvindo as boas novas de salvação, não fazem caso. São os que estão perdidos e não sabem, estão naufragando e não têm consciência disso, por isso não acham que precisam de um salvador. À estes as portas se fecham. O mesmo acontece com relação a disciplina bíblica, ela é outro meio de se fechar as portas do reino àqueles que se rebelam contra o Rei, desobedecendo sua Palavra e as autoridades delegadas, por Ele colocadas no governo da igreja.
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84. Como se abre e se fecha o reino dos céus pela pregação do santo Evangelho?
Conforme o mandamento de Cristo, se proclama e testifica aos crentes, a todos juntos e a cada um deles, que todos os seus pecados realmente lhes são perdoados por Deus, pelo mérito de Cristo, sempre que aceitam a promessa do Evangelho com verdadeira fé. Mas a todos os incrédulos e hipócritas se proclama e testifica que a ira de Deus e a condenação permanecem sobre eles, enquanto não se converterem. Segundo este testemunho do Evangelho Deus julgará todos, nesta vida e na futura.
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Para que o pecador se alegre com as boas novas da salvação, primeiro ele precisa saber que está perdido e condenado. Para isto o pecador precisa ouvir a lei de Deus e a maldição que ela lança sobre o homem que não a cumprir. A verdadeira pregação não exclui a lei, sua justiça, seu juízo, antes adverte o pecador sobre a condenação do pecado, que será punido eternamente no inferno. Em seguida aponta o caminho da salvação graciosa que está em Cristo Jesus e revela o dom precioso que Deus dá ao pecador arrependido e compungido. Mas aquele que rejeitar ou não conhecer esse dom deverá arcar com todas as consequências de seus pecados, o que é suficiente para puni-lo no inferno eternamente. Assim a pregação tem o poder tanto de abrir quanto de fechar as portas do reino. Por exemplo, o apóstolo Paulo pregou em Atenas: Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos - Atos 17.30-31. Resultado: E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez. E assim Paulo saiu do meio deles. Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros - vs. 32-34. A pregação abriu o reino para alguns [eles creram] e fechou para outros [escarneceram].
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85. Como se fecha e se abre o reino dos céus pela disciplina cristã?
Conforme o mandamento de Cristo, aqueles que, com o nome de cristãos, se comportam na doutrina ou na vida como não-cristãos, são fraternalmente advertidos, repetidas vezes. Se não querem abandonar seus erros ou maldades, são denunciados à igreja e aos que, pela igreja, foram ordenados para este fim. Se não dão atenção nem a admoestação destes, não são mais admitidos aos sacramentos e, assim, excluídos da congregação de Cristo, e, pelo próprio Deus, do reino de Cristo. Eles voltam a ser recebidos como membros de Cristo e da sua igreja, quando realmente prometem e demonstram verdadeiro arrependimento.
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Excluir um membro da congregação por rebeldia, heresia, ou outro pecado, não é falta de amor, ao contrário, a pessoa está recebendo uma chance para arrepender-se e retomar o caminho. A disciplina sempre visa restaurar o culpado e livra-lo do laço do inimigo das nossas almas. Contudo se ele endurecer-se no pecado é afastado da comunhão da irmandade definitivamente. Entretanto, sempre haverá chance de retorno, havendo sincero e comprovado arrependimento, isto é com frutos. 

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