Postagens

Mostrando postagens de março, 2012

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 46

120. POR QUE CRISTO NOS ORDENOU DIZER A DEUS "PAI NOSSO"? RESPOSTA: PORQUE CRISTO QUER DESPERTAR EM NÓS, LOGO NO INÍCIO COMO BASE DA ORAÇÃO, RESPEITO E CONFIANÇA, COMO UMA CRIANÇA PARA COM DEUS. POIS DEUS SE TORNOU NOSSO PAI, POR CRISTO. E MUITO MENOS DO QUE NOSSOS PAIS NOS RECUSAM BENS MATERIAIS, ELE NOS RECUSARÁ O QUE LHE PEDIRMOS COM VERDADEIRA FÉ. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: Deus quer relacionar-se conosco como um pai se relaciona com o filho amado de suas entranhas. A grande pena é que o pecado faz separação entre nós e o nosso Deus - “ Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça” ( Isaías 59.2 ) . Deus criou o homem para estar com Ele. Esse desejo de Deus é muito claro nas Escrituras. No Éden visitava Adão todos os dias para ter comunhão com ele, e o plan

O Catecismo de Heidelberg - A Oração – Dia do Senhor 45

116. POR QUE A ORAÇÃO É NECESSÁRIA AOS CRISTÃOS? RESPOSTA: PORQUE A ORAÇÃO É A PARTE PRINCIPAL DA GRATIDÃO QUE DEUS REQUER DE NÓS. ALÉM DISTO, DEUS QUER CONCEDER SUA GRAÇA E SEU ESPÍRITO SANTO SOMENTE AOS QUE CONTINUAMENTE LHE PEDEM E AGRADECEM DE TODO O CORAÇÃO. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: A essência do culto a Deus é: Leitura da Bíblia (seguida de exposição ou ensino); Oração (que é a nossa resposta a Deus); Os Sacramentos (administração e recepção do Santo Batismo e Santa Ceia); Comunhão (Comunicação fraternal com os demais irmãos); Cânticos de salmos de louvor a Deus, também em resposta de gratidão . É o que podemos ver nas páginas do Novo Testamento. Entre esses atos do culto, a oração é a principal parte da nossa resposta a Deus. Na verdade a oração é a atividade mais importante da vida do crente. Cada cristão é um sacerdote e a principal função de um sacerdo

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 44

113. O QUE DEUS EXIGE NO DÉCIMO MANDAMENTO? Resposta: JAMAIS PODE SURGIR EM NOSSO CORAÇÃO O MENOR DESEJO OU PENSAMENTO CONTRA QUALQUER MANDAMENTO DE DEUS. PELO CONTRÁRIO, DEVEMOS SEMPRE, DE TODO O CORAÇÃO ODIAR TODOS OS PECADOS E AMAR TODA JUSTIÇA.  —————————————– Comentário: O décimo mandamento fala daquele aspecto do pecado em seu estado de concepção, quando apenas Deus o pode ver, porque ainda não veio à luz. Nesse estágio o pecado é tão abominável a Deus quanto quando externado. Deus viu o pecado de Caim quando ninguém havia visto. Caim podia cultuar a Deus e ainda odiar e invejar seu irmão. Ele ofereceu seu culto a Deus e saindo de diante do altar, armou uma cilada e assassinou seu único irmão. A cobiça, a concupiscência, a inveja, o ódio, o orgulho, a avareza, entre outros podem ser vistos por Deus antes mesmo de serem detectados por qualquer pessoa. Por isso Jesus disse “ que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 43

112. O que Deus exige no nono mandamento? Resposta: Jamais posso dar falso testemunho contra o meu próximo, nem torcer suas palavras ou ser mexeriqueiro ou caluniador. Também não posso ajudar a condenar alguém levianamente, sem o ter ouvido. Mas devo evitar toda mentira e engano, obras próprias do diabo, para Deus não ficar aborrecido comigo. Em julgamentos e em qualquer outa ocasião, devo amar a verdade, falar a verdade e confessá-la francamente. Também devo defender e promover, tanto quanto puder, a honra e a boa reputação de meu próximo. ---------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: O nono mandamento exige que andemos na luz e essa talvez seja a nossa maior dificuldade. A Bíblia diz que o homem natural ama as trevas, isto é, sua inclinação é, não apenas fazer as coisas erradas, mas ainda encobri-las. Mentir é próprio do homem caído. Não apenas dizer uma inverdade, mas distorcer os fatos, aumentar ou diminuir ten

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 42

110. O que Deus proíbe no oitavo mandamento? Resposta: Deus não somente proíbe o furto e o roubo que as autoridades castigam, mas também classifica como roubo todos os maus propósitos e as práticas maliciosas, através dos quais tentamos nos apropriar dos bens do próximo, seja por força, seja por aparência de direito, a saber: falsificação de peso, de medida, de mercadoria e de moeda, seja por juros exorbitantes ou por qualquer outro meio, proibido por Deus. Também proíbe toda avareza, bem como todo abuso e desperdício de suas dádivas. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: As proibições deste mandamento são muito abrangentes: o roubo, o furto, a receptação de coisas roubadas, o tráfico ou contrabando, a pirataria, o sequestro, transações fraudulentas, pesos e medidas ou ainda produtos adulterados, extorsão, suborno, usura, infidelidade nos contratos, processos mal-intencionado

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 41

108. O que o sétimo mandamento nos ensina? Resposta: Toda impureza sexual é amaldiçoada por Deus. Por isso, devemos detestá-la profundamente e viver de maneira pura e disciplinada, sejamos casados ou solteiros. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: O sexo, como todas as coisas que Deus criou, é legal, puro, santo e saudável dentro das restrições ou limites que Ele também estabeleceu. Assim como há leis que normatizam o trabalhar, o comer, o beber, o dormir, que se ignoradas trazem consequências desconfortáveis para a nossa vida, igualmente com relação ao sexo. Ninguém que ignore e ultrapasse os limites estabelecidos por Deus para a sua vida sexual deixará de colher os dissabores desse erro. Deus nos conhece melhor que nós mesmos e sabe o que é melhor para nossa vida. É sábio aquele que ouve o que diz a Palavra de Deus sobre esse assunto e segue sua orientação. Em qualquer á

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 40

105. O que Deus exige no sexto mandamento? Eu não devo desonrar, odiar, ofender ou matar meu próximo, por mim mesmo ou através de outros. Isto não posso fazer, nem por pensamentos, palavras, ou gestos e muito menos por atos. Mas devo abandonar todo desejo de vingança, não fazer mal a mim mesmo ou, de propósito, colocar-me em perigo. Por isso as autoridades dispõem das armas para impedir homicídios. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O sexto mandamento exige que honremos o nosso próximo porque ele, tanto quanto nós, foi criado à imagem e semelhança de Deus. Por isso o homicídio se constitui num crime inafiançável diante de Deus - “ Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem” ( Gênesis 9.6 ) . Ninguém tem o direito de questionar as leis de Deus nem de avaliar se elas deveriam ser aplicadas ainda hoje. Quem ass

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 39

104. O que Deus exige no quinto mandamento? Devo prestar toda honra, amor e fidelidade a meu pai e a minha mãe e a todos os meus superiores; devo submeter-me à sua boa instrução e disciplina com a devida obediência, e também ter paciência com seus defeitos; porque Deus nos quer governar pelas mãos deles. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Deus nos governa através das suas autoridades delegadas, as quais Ele próprio estabeleceu, primeiro na família, depois na igreja e também no governo civil. Feliz aquele que desde cedo aprendeu a reconhecer a cadeia de autoridade estabelecida por Deus em cada lugar onde está. Na família devemos honrar pai e mãe, na igreja os oficiais, na escola os professores e funcionários, no trabalho aos superiores; como cidadãos devemos honrar a todos quantos desenvolvem alguma função de autoridade. Quem aprendeu a honrar as autoridades aprendeu a honrar uma ord

Apêndice do Dia do Senhor 38

O quarto mandamento do Decálogo não foi totalmente abolido com a vinda de Cristo. O que o Senhor Jesus fez foi: 1. Cumprir os aspectos cerimoniais que acompanhavam o sábado judaico. Cerimoniais estes que eram sombras e tipos de Cristo. 2. Transferir o dia do descanso do sétimo para o primeiro quando ressuscitou dos mortos. Ele mesmo disse ser o Senhor do sábado, portanto poderia fazê-lo, e efetivamente o fez. O quarto mandamento não poderia ser abolido porque faz parte das dos dez mandamentos morais, portanto, eternos, que Deus deu a Moisés. Um dia Deus veio a terra, pessoalmente desceu sobre o monte Sinai, escreveu, Ele mesmo, dez mandamentos em tábuas de pedra e ordenou que Moisés os pusesse numa arca construída para esse fim. Mais tarde também lhe deu os mandamentos cerimoniais e judiciais, esses foram escritos por Moisés e nenhum deles foi posto dentro da arca, pois eram temporários, especialmente os cerimoniais que eram figuras e tipos de Cristo. Mais importante do que o dia em

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 38

103. O que Deus ordena no quarto mandamento? Primeiro: o ministério do Evangelho e as escolas cristãs devem ser mantidos, e eu devo reunir-me fielmente com o povo de Deus, especialmente no dia de descanso, para conhecer a palavra de Deus, para participar dos sacramentos, para invocar publicamente ao Senhor Deus e para praticar a caridade cristã para com os necessitados. Segundo: eu devo todos os dias da minha vida, desistir das más obras, deixando o Senhor operar em mim, por seu Espírito. Assim começo nesta vida o descanso eterno. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Além do culto público e ensino da Palavra de Deus, que é a sua principal função, a igreja deve promover atividades que tenham como objetivo trazer justiça, fazer o bem, ensinar a verdade sobre Deus, mostrar os verdadeiros valores. E fazer isso, sem querer auferir benefícios políticos ou outros, mas visar unicamente a glór