O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 39


104. O que Deus exige no quinto mandamento?
Devo prestar toda honra, amor e fidelidade a meu pai e a minha mãe e a todos os meus superiores; devo submeter-me à sua boa instrução e disciplina com a devida obediência, e também ter paciência com seus defeitos; porque Deus nos quer governar pelas mãos deles.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deus nos governa através das suas autoridades delegadas, as quais Ele próprio estabeleceu, primeiro na família, depois na igreja e também no governo civil. Feliz aquele que desde cedo aprendeu a reconhecer a cadeia de autoridade estabelecida por Deus em cada lugar onde está. Na família devemos honrar pai e mãe, na igreja os oficiais, na escola os professores e funcionários, no trabalho aos superiores; como cidadãos devemos honrar a todos quantos desenvolvem alguma função de autoridade. Quem aprendeu a honrar as autoridades aprendeu a honrar uma ordenação de Deus porque assim está escrito: “Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus” (Romanos 13.1). Somos ensinados também a orar por aqueles que estão em posição de autoridade – “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência” (1ª Timóteo 2.1-2). A Palavra de Deus também diz que devemos honrar aos mais velhos – “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu Sou o Senhor” (Levítico 19.32); ouvir os conselhos dos pais, aprendendo com sua experiência, é dever de todo filho sábio – “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe... Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência” (Provérbios 1.8; 4.1). Mesmo que a autoridade que está sobre nós seja dura conosco ou então tenha muitos defeitos difíceis de se tolerar, precisamos exercer paciência porque Deus está nos conformando a Jesus Cristo. Afinal se todos fizessem as coisas exatamente como gostamos como seríamos tratados? Precisamos ser contrariados, confrontados, constrangidos pelas circunstâncias, tudo para que Cristo seja formado em nós. Quanto mais rápido nos submetemos ao governo da Providência mais rápido também saímos da zona de desconforto – “Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus. Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente” (1ª Pedro 2.18-19). Por outro lado maldizer as autoridades delegadas é grande pecado, porque não estamos falando da pessoa e sim contra a cadeia de autoridade de Deus – “E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto” (Êxodo 21.17); ... por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? Assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se... e eis que Miriã ficou leprosa como a neve” (Números 12.8-10). Finalmente somos ensinados a nos submeter uns aos outros porque o crente deve ter um espírito submisso, isto afastará a rebeldia do seu coração – “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus” (Efésios 5.21). Não poderíamos deixar de observar ainda a importância de Deus colocar entre os Dez das Tábuas Sagradas, esse mandamento que tem tudo a ver com os filhos dos crentes, isto é com as crianças da Congregação. Porque como já dissemos, o aprendizado sobre autoridade começa em casa, na família. Por isso que o mandamento não começa dizendo que devemos honrar a todas as autoridades e sim que devemos honrar pai e mãe. Realmente ele é dirigido aos pequenos filhos da Aliança, os quais pertencem a Congregação. E isto confirma o apóstolo Paulo quando cita o quinto mandamento em Efésios 6 - “VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no SENHOR, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Efésios 6.1-3).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados