O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 44



113. O QUE DEUS EXIGE NO DÉCIMO MANDAMENTO?
Resposta: JAMAIS PODE SURGIR EM NOSSO CORAÇÃO O MENOR DESEJO OU PENSAMENTO CONTRA QUALQUER MANDAMENTO DE DEUS. PELO CONTRÁRIO, DEVEMOS SEMPRE, DE TODO O CORAÇÃO ODIAR TODOS OS PECADOS E AMAR TODA JUSTIÇA. 
—————————————–
Comentário: O décimo mandamento fala daquele aspecto do pecado em seu estado de concepção, quando apenas Deus o pode ver, porque ainda não veio à luz. Nesse estágio o pecado é tão abominável a Deus quanto quando externado. Deus viu o pecado de Caim quando ninguém havia visto. Caim podia cultuar a Deus e ainda odiar e invejar seu irmão. Ele ofereceu seu culto a Deus e saindo de diante do altar, armou uma cilada e assassinou seu único irmão. A cobiça, a concupiscência, a inveja, o ódio, o orgulho, a avareza, entre outros podem ser vistos por Deus antes mesmo de serem detectados por qualquer pessoa. Por isso Jesus disse “que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mateus 5.28). Mas também esse mandamento exige de nós um contentamento com a nossa condição perante a Providência de Deus. O ensino apostólico é que vivamos satisfeitos tendo o que comer e com que nos cobrir - “Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes” (1ª Timóteo 6.8). Devemos ser gratos a Deus pelo que temos recebido, e jamais murmurar contra a Sua Providência e nem invejar o que os outros têm.
—————————————–
114. MAS AQUELES QUE SE CONVERTERAM A DEUS, PODEM GUARDAR PERFEITAMENTE ESTES MANDAMENTOS?
Resposta: NÃO, NÃO PODEM, PORQUE NESTA VIDA ATÉ OS MAIS SANTOS DELES APENAS COMEÇAM A GUARDAR OS MANDAMENTOS. ENTRETANTO, COMEÇAM, COM SÉRIO PROPÓSITO, A VIVER NÃO SOMENTE CONFORME ALGUNS, MAS CONFORME TODOS OS MANDAMENTOS DE DEUS.
—————————————–
Comentário: Ninguém, nem mesmo os mais santos, pode guardar perfeitamente a lei de Deus, porque ela exige perfeição. O padrão de Deus não é que o homem seja bom, que tenha boas intenções, que seja sincero, não. Sua lei exige que o homem seja perfeito em todos os sentidos. Mas isso, o fato de não podermos guardar perfeitamente a lei moral de Deus, de forma nenhuma nos isenta da obediência para com ela. Por isso precisamos desesperadamente do Mediador. Sem Ele estaríamos perdidos para sempre. Mas seja isto bem observado, ninguém está livre para pecar porque está debaixo da graça de Deus. O cristão eventualmente peca mas o pecado não é mais seu estilo de vida.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
115. PARA QUE, ENTÃO, MANDA DEUS PREGAR OS DEZ MANDAMENTOS TÃO RIGOROSAMENTE, JÁ QUE NINGUÉM PODE GUARDÁ-LOS NESTA VIDA?
Resposta: PRIMEIRO: PARA QUE, DURANTE TODA A VIDA, CONHEÇAMOS CADA VEZ MELHOR NOSSA NATUREZA PECAMINOSA E, POR ISSO, AINDA MAIS DESEJEMOS BUSCAR, EM CRISTO, O PERDÃO DOS PECADOS E A JUSTIÇA. SEGUNDO: PARA QUE SEMPRE SEJAMOS ZELOSOS E OREMOS A DEUS PELA GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO, A FIM DE QUE SEJAMOS CADA VEZ MAIS RENOVADOS SEGUNDO A IMAGEM DE DEUS ATÉ QUE, DEPOIS DESTA VIDA, ALCANCEMOS O OBJETIVO, A SABER: A PERFEIÇÃO.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário: Também, o fato de não conseguirmos guardar a lei de Deus perfeitamente, de forma alguma nos livra da sua maldição. Somente estando em Cristo, nossa “Cidade Refúgio”, estaremos seguros e protegidos. Mas a cada dia precisamos ouvir a lei de Deus para que nunca nos esqueçamos do que fomos resgatados, e também para que nos conheçamos quão corrompidos fomos pelo pecado e quanto dependemos de Deus para não cair mas perseverar até o fim da nossa carreira aqui na terra e chegarmos a eternidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados