Apêndice do Dia do Senhor 38


O quarto mandamento do Decálogo não foi totalmente abolido com a vinda de Cristo. O que o Senhor Jesus fez foi: 1. Cumprir os aspectos cerimoniais que acompanhavam o sábado judaico. Cerimoniais estes que eram sombras e tipos de Cristo. 2. Transferir o dia do descanso do sétimo para o primeiro quando ressuscitou dos mortos. Ele mesmo disse ser o Senhor do sábado, portanto poderia fazê-lo, e efetivamente o fez. O quarto mandamento não poderia ser abolido porque faz parte das dos dez mandamentos morais, portanto, eternos, que Deus deu a Moisés. Um dia Deus veio a terra, pessoalmente desceu sobre o monte Sinai, escreveu, Ele mesmo, dez mandamentos em tábuas de pedra e ordenou que Moisés os pusesse numa arca construída para esse fim. Mais tarde também lhe deu os mandamentos cerimoniais e judiciais, esses foram escritos por Moisés e nenhum deles foi posto dentro da arca, pois eram temporários, especialmente os cerimoniais que eram figuras e tipos de Cristo. Mais importante do que o dia em si mesmo é o ‘princípio do sábado’ (descanso). Por isso o fato da mudança do sétimo para o primeiro não altera o princípio moral do dia do Senhor. Agora Jesus Cristo é o nosso sábado (descanso) - Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso - Hebreus 4.3. Estamos em Cristo, portanto no descanso sabático. Aquele que está em Cristo descansou das suas obras, ou seja, entendeu que sua salvação depende, não de si mesmo, mas da obra de Cristo na cruz e do Espírito Santo aplicando seus benefícios em nós. O sábado cristão (dia do Senhor) é um tipo do descanso eterno que gozaremos para sempre na Sua presença. Com a ressurreição de Cristo dentre os mortos veio à luz uma nova criação. O último sábado de Cristo na terra foi no túmulo. Por um lado estava descansando de seus sofrimentos físicos, mas por outro, como que trabalhava pela nossa redenção. Terminando aquele sábado, uma nova criação veio à existência: um novo homem, um novo mundo, nova terra e novos céus, nova criatura, um novo caminho, um novo testamento, um novo Israel, uma nova era, um novo sábado. Tudo isso foi concebido na cruz até a aurora da ressurreição e ainda será maximizado e manifestado plenamente na segunda vinda. Então estaremos no descanso eterno - Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus - Hebreus 4.9. Na criação (no início) o primeiro dia após o término foi consagrado e santificado como dia de descanso, assim também na redenção (segunda criação) o primeiro dia depois de consumada foi dedicado a um santo dia - o novo sábado. Os apóstolos, inspirados e guiados pelo Espírito Santo, começaram a congregar no novo sábado, agora no primeiro dia da semana, o dia do Senhor - E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles - Atos 20.7; No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar... para que não se façam as coletas quando eu chegar - 1ª Coríntios 16.2; Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor - Apocalipse 1.10. Assim vemos que o sábado não é apenas uma lei cerimonial ab-rogada, mas uma lei moral, parte integrante do decálogo que Deus escreveu e entregou a Moisés quando desceu sobre o Sinai.
[Como cristãos devemos observar o dia do Senhor:
1. Nesse dia devemos nos abster de todo tipo de trabalho rotineiro e comum. Não apenas nós, mas todos quantos estão sob nossa tutela, nossos filhos, nossos servos, nossos animais. Todos devem parar nesse dia.
2. Também não é dia de dispendermos tempo na cozinha. Então devemos comer comida simples. Os judeus nem mesmo acendiam fogo no dia do Senhor.
3. É um dia de celebração, mas espiritual. Portanto não se deve gastar esse tempo, que é tão precioso, para cuidar do nosso corpo, preocupando-nos com as vestes e enfeites exteriores.
4. Se não nos é lícito trabalhar no comércio, também evitar fazer os outros trabalharem, indo aos mercados, shopping-centers, feiras. Não é dia de fazer provisão para o corpo, mas alimentar a alma.
5. Devemos aplicar tempo desse dia em leitura, mas não qualquer leitura. Nada de livros de ciências, entretenimentos, curiosidades, mas sim meditar na Palavra de Deus.
6. As práticas de esportes e recreações em geral, que são lícitas noutros dias, no dia do Senhor devem ser evitadas, pois se nos abstemos dos trabalhos lícitos, quantos mais devemos fazê-lo com as recreações.
7. Nesse santo dia também devemos comer e beber moderadamente, pois se a gula, comilança e bebedeira já são condenadas nos dias normais, quanto mais nesse dia tão solene.
8. Até nossas conversas devemos controlar, evitando as prosas fúteis, tolas, vazias, inúteis. Assuntos que não trazem benefícios espirituais irão roubar nosso tempo de contemplação nesse dia e poluir nossa mente e pensamentos.
9. Qualquer atividade que não esteja relacionada com Deus e seu reino, que não seja uma beneficência ou obra de misericórdia e caridade, deve ser totalmente evitada nesse dia que não é nosso, mas do Senhor. Dar apenas metade do dia do Senhor a Ele, é lhe roubar a outra metade. Quem se atreveria a fazer isso?
10. Contudo, o crente não deve passar o dia do Senhor dormindo e descansando fisicamente apenas. Quem observa o dia do Senhor assim observa-o como qualquer animal. Para o crente, todavia, este é um dia de atividade espiritual – (Extraído e adaptado de - Lewis Bayly – The Practice of Piety)].
No dia do Senhor, o sábado cristão, é dia de assembleia solene, para darmos graças a Deus pelas bênçãos recebidas das suas mãos. É dia de louvar a Deus pela tanto pela sua criação quanto pela sua redenção - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas - Apocalipse 4.11; E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra - Apocalipse 5.9-10. É o dia de descansarmos das tarefas triviais, tanto quanto possível, para nos lembrar que estando em Cristo, já entramos no descanso espiritual, mas que ainda devemos renunciar a nossa vontade e abandonar nossos pecados e rogar que o Espírito Santo trabalhe em nós dia a dia até que cheguemos ao descanso (sábado) eterno. Amém.

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