O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 38


103. O que Deus ordena no quarto mandamento?
Primeiro: o ministério do Evangelho e as escolas cristãs devem ser mantidos, e eu devo reunir-me fielmente com o povo de Deus, especialmente no dia de descanso, para conhecer a palavra de Deus, para participar dos sacramentos, para invocar publicamente ao Senhor Deus e para praticar a caridade cristã para com os necessitados. Segundo: eu devo todos os dias da minha vida, desistir das más obras, deixando o Senhor operar em mim, por seu Espírito. Assim começo nesta vida o descanso eterno.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Além do culto público e ensino da Palavra de Deus, que é a sua principal função, a igreja deve promover atividades que tenham como objetivo trazer justiça, fazer o bem, ensinar a verdade sobre Deus, mostrar os verdadeiros valores. E fazer isso, sem querer auferir benefícios políticos ou outros, mas visar unicamente a glória de Deus. A observância do dia do Senhor deve ser algo natural e espontâneo. Deus nos dá seis dias para fazer todo o trabalho para o nosso sustento e um dia Ele requer para si. 1. É um dia de agradecer: Nesse dia especial devemos parar todas as demais atividades e ficar em sua comunhão agradecendo por toda sua bênção e provisão. Devemos lembrar que Cristo é o nosso descanso. Ele é o Senhor da terra e ordenou o descanso semanal. 2. É um dia de assembleia solene: Nesse dia, historicamente, a igreja de Cristo se reúne para o culto público e nenhum crente está dispensado. Enquanto os gentios que não conhecem a Deus têm seu prazer nas suas múltiplas atividades carnais, os santos deleitam-se na congregação e no culto ao Senhor – “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” (Salmo 122.1). 3. É um dia de fazer caridade: Parte do dia do descanso pode ser dedicado à visitação de enfermos e levar ajuda aos necessitados. 4. É um dia de parar todas as atividades relacionadas ao trabalho rotineiro, e mesmo aos esportes e lazer. Não se deve roubar o dia do Senhor com viagens desnecessárias, lazer, descontrações, entretenimentos, futilidades, nem mesmo dormindo o dia todo. 5. O dia do Senhor é como primícias que devolvemos para Deus. Especialmente no novo testamento quando começamos a semana com esse dia. O primeiro dia da semana deve ser dedicado ao Senhor como as primícias do tempo que Ele nos dá. Quando começamos a semana observando o dia do descanso Ele abençoa o restante da semana e prospera a obra de nossas mãos. O significado espiritual do descanso é que devemos deixar Deus trabalhar em nós, entendendo que é a única maneira de sermos salvos. Deus nos ensina a desistir das obras para a salvação e nos render a Ele, confiando na obra de Cristo por nós e na obra do Espírito Santo em nós. Por isso diz que Cristo é o nosso descanso espiritual, o nosso verdadeiro sábado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados