Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2011

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 21

54. O que você crê sobre "a santa Igreja universal de Cristo"? Creio que o Filho de Deus reúne, protege e conserva, dentre todo o gênero humano, sua comunidade eleita para a vida eterna. Isto Ele fez por seu Espírito e sua Palavra, na unidade da verdadeira fé, desde o princípio do mundo e fará até o fim. Creio que sou membro vivo dessa Igreja, agora e para sempre . --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Deus tem um povo na terra - sua Igreja. Embora as igrejas sejam locais no que diz respeito ao seu governo e administração, todavia todas as igrejas locais seguem a mesma doutrina, formando uma grande igreja universal. Onde quer que a Palavra de Deus seja pregada, o Espírito Santo chama e congrega aqueles que quer para que formem ali uma congregação. Deus mesmo irá prover o governo para aquela igreja que é através de um conselho formado por anciãos [presbíteros e diáconos]. A

O Catecismo de Heidelberg - Deus Espírito Santo e nossa Santificação - Dia do Senhor 20

53. O que você crê sobre o Espírito Santo? Primeiro : creio que Ele é verdadeiro e eterno Deus com o Pai e o Filho. Segundo : que Ele foi dado também a mim. Por uma verdadeira fé, Ele me torna participante de Cristo e de todos os Seus benefícios. Ele me fortalece e fica comigo para sempre. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Deus Pai falou-nos pelo seu Filho Jesus Cristo, revelando-se em sua Pessoa - Ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar - Mateus 11.27 . Quando Jesus foi para o céu, o Espírito Santo veio para a terra a fim de revelar a Pessoa de Cristo - ... aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim... - Gálatas 1.15-16 . Só pode conhecer a Cristo aquele a quem o Espírito Santo O revelar, e só conhece o Pai aquele a quem Cristo O revelar. Tudo começa com o Espírito Santo, qua

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 19

50. Por que se acrescenta: "e está sentado à direita de Deus"? Porque Cristo subiu ao céu para manifestar-se, lá mesmo, como o Cabeça de sua igreja cristã e para governar tudo em nome de seu Pai. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- É do seu trono celestial que Jesus Cristo governa este mundo e todo o universo. Ele disse que o Pai lhe deu toda a autoridade - É-me dado todo o poder no céu e na terra - Mateus 28.18 . Deus o exaltou como o único Cabeça da Igreja, a qual governa pela Sua Palavra e Seu Espírito Santo - Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 18

46. O que você quer dizer com as palavras: "Subiu ao Céu"? Que Cristo, à vista de seus discípulos, foi elevado da terra ao céu e lá esta para nosso bem, até que volte para julgar os vivos e os mortos.   --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Jesus veio do céu como Deus e para lá retornou como Homem-Deus. A encarnação mudou a história do tempo e da eternidade. Céu e terra nunca mais foram os mesmos depois da encarnação, morte, ressurreição e ascensão de Cristo Jesus. Hoje um Homem está assentado no trono juntamente com Deus e reina com Ele sobre todo o universo - Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono - Apocalipse 3.21 . A ascensão de Jesus Cristo foi vista por centenas de testemunhas, para que ficasse bem documentado e comprovado mais um ato da redenção - E, quando dizia isto, vendo-o eles, fo

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 17

45. Que importância tem, para nós, a ressurreição de Cristo? Primeiro : pela ressurreição, Ele venceu a morte, para que nós pudéssemos participar da justiça, que Ele conquistou por sua morte; Segundo : nós também, por seu poder, somos ressuscitados para a nova vida; Terceiro : a ressurreição de Cristo é uma garantia de nossa ressurreição em glória. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Tudo quanto os inimigos mais queriam era poder provar que Jesus não havia ressuscitado, justamente pela grande importância desse fato. Se pudessem prová-lo, teriam feito, teriam abortado o cristianismo e o matariam antes de nascer. Aquele que havia dito ressuscitaria depois de três dias e três noites, não ressuscitara; os inimigos teriam mostrado o túmulo selado e inviolado - “E, indo eles, seguraram o sepulcro com a guarda, selando a pedra” - (Mateus 27.66); ou pior, enquanto os discípulos anunciavam Je

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 16

40. Por que Cristo devia sofrer a morte? Porque a justiça e a verdade de Deus exigiam a morte do Filho de Deus; não havia e nem há outro meio de pagar nossos pecados. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A santa e reta justiça de Deus exige que o pecado seja expiado com a morte - A alma que pecar, essa morrerá... Porque o salário do pecado é a morte - Ezequiel 18.4, 20; Romanos 6.23 . Porque o homem desobedeceu a Deus deveria morrer. Se não ele, alguém deveria sofrer tal pena em seu lugar. Deus escolheu o Seu Cordeiro, e O sacrificou no lugar do homem pecador . Só por isso Deus pode perdoar os pecados daqueles que humildemente se chegam a Ele reconhecendo sua culpa. Esses recebem a justiça conquistada pela morte de Jesus Cristo; assim não precisam mais morrer eternamente. Aqueles que supõem que para Deus é muito fácil perdoar pecados estão enganados, porque não há nada mais difícil p

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 15

37. O que você quer dizer com a palavra "padeceu"? Que Cristo, em corpo e alma, durante toda a sua vida na terra, mas principalmente no final, suportou a ira de Deus contra os pecados de todo o gênero humano. Por este sofrimento, como o único sacrifício propiciatório, Ele salvou, da condenação eterna de Deus, nosso corpo e alma e conquistou para nós a graça de Deus, a justiça e a vida eterna.   --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Ninguém sofreu tanto neste mundo quanto o Senhor Jesus Cristo. Tudo começou quando Ele abriu mão da glória celestial para vir habitar neste mundo caído na pessoa de um pobre galileu, sob o governo de Roma, ato de renúncia que por si só lhe trouxe sofrimento e humilhação indizíveis. Depois devemos considerar que Ele é total, absoluta e essencialmente santo, sendo o pecado para Ele algo que ocasiona e infringe um desconforto, uma angústia, uma dor, tã

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 14

35. O que você entende, quando diz que Cristo "foi concebido pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria"? Entendo que o eterno Filho de Deus, que é e permanece verdadeiro e eterno Deus, tornou-se verdadeiro homem, da carne e do sangue da virgem Maria, por obra do Espírito Santo. Assim Ele é, de fato, o descendente de Davi igual a seus irmãos em tudo, mas sem pecado.   --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Aquele que é eterno e habita a eternidade entrou no tempo, o Criador vestiu-se de criatura, o Deus infinito e ilimitado, limitou-se a um corpo humano. O todo-poderoso assume a forma de fraqueza, o Santo é feito pecado por nós, o rico e majestoso fez-se servo humilde e pobre. Este é o grande, maravilhoso e incompreensível mistério da encarnação, que deu origem a nossa redenção. Conquanto o Senhor Jesus fez-se verdadeiro homem, nunca deixou de ser Deus. Jesus Cristo não é meta

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 13

33. Por que Cristo é chamado "o único Filho de Deus", se nós também somos filhos de Deus? Porque só Cristo é, por natureza, o Filho eterno de Deus. Nós, porém, somos filhos adotivos de Deus, pela graça, por causa de Cristo. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Jesus Cristo é chamado de único Filho de Deus porque Ele é o Filho Eterno, gerado eternamente do Pai - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade...   Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito , que está no seio do Pai, esse o revelou - João 1.14, 18 . Os crentes são chamados de filhos de Deus num outro sentido - são adotivos, criados no tempo e abençoados com o privilégio dessa herança - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome - João 1.12; Porque não recebes

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 12

31. O nome "Cristo" significa "Ungido". Por que Jesus tem também este nome? Porque Ele foi ordenado por Deus Pai e ungido com o Espírito Santo para ser nosso supremo Profeta e Mestre, nosso único Sumo Sacerdote e nosso eterno Rei.  Como Profeta nos revelou plenamente o plano de Deus para nossa salvação; como Sumo Sacerdote nos resgatou pelo único sacrifício de seu corpo e, continuamente, intercede por nós junto ao Pai; como Rei nos governa por sua Palavra e Espírito e nos protege e guarda na salvação que Ele conquistou para nós. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- “Cristo” vem do grego e quer dizer Ungido, bem como “Messias” no hebraico, que também significa Ungido. Os reis, sacerdotes e profetas de Israel eram ungidos de Deus. O Senhor Jesus é a expressão máxima de todas aquelas funções e ministérios, reunindo e expressando em si mesmo todas elas. Ele é o Gra

O Catecismo de Heidelberg - Deus Filho e nossa Salvação - Dia do Senhor 11

29. O nome "Jesus" significa "Salvador". Por que o Filho de Deus tem este nome? Porque Ele nos salva de todos os nossos pecados e porque, em ninguém mais, devemos buscar ou podemos encontrar salvação. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O Filho de Deus santificou e imortalizou esse nome que significa “Jeová salva” ou simplesmente “Salvador”. Jesus, assim como Josué, era um nome até comum naqueles dias, mas o Filho de Deus era a realidade desse nome, Ele era o que o nome dizia. Por isso recebeu esse nome: E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus ; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados - Mateus 1.21 . Jesus Cristo não é um salvador, mas é o único. Todos quantos tiverem de ser salvos o serão através dele, porque em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos - Atos 4.