O Catecismo de Heidelberg - Deus Espírito Santo e nossa Santificação - Dia do Senhor 20


53. O que você crê sobre o Espírito Santo?
Primeiro: creio que Ele é verdadeiro e eterno Deus com o Pai e o Filho. Segundo: que Ele foi dado também a mim. Por uma verdadeira fé, Ele me torna participante de Cristo e de todos os Seus benefícios. Ele me fortalece e fica comigo para sempre.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deus Pai falou-nos pelo seu Filho Jesus Cristo, revelando-se em sua Pessoa - Ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar - Mateus 11.27. Quando Jesus foi para o céu, o Espírito Santo veio para a terra a fim de revelar a Pessoa de Cristo - ... aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim... - Gálatas 1.15-16. Só pode conhecer a Cristo aquele a quem o Espírito Santo O revelar, e só conhece o Pai aquele a quem Cristo O revelar. Tudo começa com o Espírito Santo, quando ouvimos a Palavra de Deus. Ele abre o nosso entendimento espiritual. Primeiro entendemos a nossa pecaminosidade, depravação, miséria espiritual. Descobrimos que o pecado está em nós e precisamos de socorro imediato. Este é um sinal de que o Espírito Santo está agindo no coração do homem. Em seguida Ele revela a Cristo e a obra da redenção, mostrando que há esperança, que há um caminho de volta, que há um mediador estabelecido por Deus. Quando vimos a Cristo chegamos ao Pai, porque adoramos o Pai na face de Cristo - Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim - João 14.9-11. O Espírito Santo não se revela a Si mesmo, mas a Cristo. Ele não fala de Si mesmo, mas fala de tudo quanto recebeu do Pai e de Cristo. Ele não se manifesta para glorificar-se a si mesmo, mas a Cristo. Contudo Ele recebe adoração, honra e glória juntamente com o Pai e o Filho, pois onde o Pai é adorado na face de Cristo, a Trindade Santa é adorada e servida. Deus Pai e Deus Filho habitam o crente na Pessoa do Espírito Santo - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada - João 14.23. Essa é a maior benção e privilégio que temos - sermos moradia de Deus - Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo - 2ª Coríntios 6.16. É a presença do Espírito Santo de Deus em nós que nos assegura a salvação eterna. Ele é o penhor que temos da parte de Deus de que a obra será completada - Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações - 2ª Coríntios 1.21-22

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados