O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 17


45. Que importância tem, para nós, a ressurreição de Cristo?
Primeiro: pela ressurreição, Ele venceu a morte, para que nós pudéssemos participar da justiça, que Ele conquistou por sua morte; Segundo: nós também, por seu poder, somos ressuscitados para a nova vida; Terceiro: a ressurreição de Cristo é uma garantia de nossa ressurreição em glória.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tudo quanto os inimigos mais queriam era poder provar que Jesus não havia ressuscitado, justamente pela grande importância desse fato. Se pudessem prová-lo, teriam feito, teriam abortado o cristianismo e o matariam antes de nascer. Aquele que havia dito ressuscitaria depois de três dias e três noites, não ressuscitara; os inimigos teriam mostrado o túmulo selado e inviolado - “E, indo eles, seguraram o sepulcro com a guarda, selando a pedra” - (Mateus 27.66); ou pior, enquanto os discípulos anunciavam Jesus ressurreto, os adversários teriam apresentado o Seu corpo morto. Seria o fim. Mas a história não é essa e os fatos que ela registrou são outros. O plano do aborto foi abortado. Qualquer um poderia correr até a sepultura onde Ele fora posto e verificar os fatos ocorridos. A enorme pedra que fechava a saída estava do lado com o lacre romano violado. E ninguém foi punido por esse crime, pois quem rompeu o lacre romano foi um anjo - “E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela” - (Mateus 28.2). A sepultura que fora emprestada por José de Arimateia, que nunca havia sido usada, continuava limpa como sempre, nela não havia nem cheiro de morte. Jesus ressuscitou! Ele não veio aqui para perder, Ele mesmo disse: “Eu venci o mundo”. Quem presenciou a ressurreição foram soldados romanos, que foram subornados para dar uma versão pífia e infame dos acontecimentos. Deveriam dizer que os discípulos de Jesus vieram a noite sorrateiramente, passaram por toda a guarda romana, sem serem vistos, pois todos os soldados dormiram ao mesmo tempo. Então quebraram o lacre romano e sozinhos rolaram a enorme pedra da boca do sepulcro, roubaram o corpo de Jesus e desapareceram. Tudo isto sem que alguém ouvisse qualquer ruído. Obviamente que ninguém acreditou nessa versão. Todo o esforço que os inimigos já fizeram para tentar desmentir a ressurreição de Jesus só faz revelar a sua importância e a proclama ainda mais alto. Pela sua ressurreição Jesus venceu a morte, assegurando também a nossa vitória. Quem crê e recebe Jesus Cristo ressurreto tem em si mesmo a vida ressurreta, jamais morrerá eternamente, a sepultura não lhe significa mais nenhuma ameaça. Jesus fez uma promessa maravilhosa a todos os crentes - “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” - (João 11.25). Todos os que creem em Cristo ressuscitam duas vezes: a primeira ressurreição é em seu espírito, quando este é vivificado pelo Espírito Santo; a segunda ressurreição será no último dia quando seu corpo sairá do pó e será glorificado na semelhança do corpo de Jesus Cristo - “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” - (Filipenses 3.20-21).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados