O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 18


46. O que você quer dizer com as palavras: "Subiu ao Céu"?
Que Cristo, à vista de seus discípulos, foi elevado da terra ao céu e lá esta para nosso bem, até que volte para julgar os vivos e os mortos. 
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Jesus veio do céu como Deus e para lá retornou como Homem-Deus. A encarnação mudou a história do tempo e da eternidade. Céu e terra nunca mais foram os mesmos depois da encarnação, morte, ressurreição e ascensão de Cristo Jesus. Hoje um Homem está assentado no trono juntamente com Deus e reina com Ele sobre todo o universo - Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono - Apocalipse 3.21. A ascensão de Jesus Cristo foi vista por centenas de testemunhas, para que ficasse bem documentado e comprovado mais um ato da redenção - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos - Atos 1.9. Assim como Ele foi também voltará para julgar o mundo no último dia - Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir - Atos 1.11; Mas Deus... tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos - Atos 17.30-31.
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47. Cristo, então, não está conosco até o fim do mundo, como nos prometeu?
Cristo é verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Segundo sua natureza humana não está agora na terra, mas segundo sua divindade, majestade, graça e Espírito jamais se afasta de nós.
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Um dos atributos de Cristo, que é peculiar a Deus é a onipresença. Ele pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Podemos dizer também que todos os lugares estão em sua presença continuamente, isso é onisciência. Ou ainda que seu domínio se estende sobre todos os lugares do universo, isso é onipotência. Ainda quando Jesus estava em aqui na terra Ele dizia também estar no céu - Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu - João 3.13. Isto é só era possível porque Ele sempre foi Deus, e, portanto, onipresente, onisciente e onipotente. Assim Ele sempre pôde estar tanto na terra quanto no céu.
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48. Mas se a natureza humana não está em todo lugar onde a natureza divina está, as duas naturezas de Cristo não são separadas uma da outra?
De maneira nenhuma; a natureza divina de Cristo não pode ser limitada e está presente em todo lugar. Por isso, podemos concluir que a natureza divina dele está na sua natureza humana e permanece pessoalmente unida a ela, embora também esteja fora dela.
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As duas naturezas de Jesus Cristo são inseparáveis, mas Ele pode manifestar-se tanto de uma quanto de outra forma. Não podemos compreender a maneira sobrenatural de Jesus falar e agir. Na oração sacerdotal Ele disse não estar aqui, enquanto aqui estava - E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti... Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo... - João 17.11-13.
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49. Que importância tem, para nós, a ascensão de Cristo?
Primeiro: Ele é, no céu, nosso Advogado junto a seu Pai; Segundo: em Cristo temos nossa carne no céu, como garantia segura de que Ele, como nosso Cabeça, também nos levará para si, como seus membros; Terceiro: Ele nos envia seu Espírito, como garantia, pelo poder do Espírito buscamos as coisas que são do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus, e não as coisas que são da terra.
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Temos um representante da família humana assentado no trono de Deus co-reinando com Ele. Esse mesmo é o que esteve aqui na terra e deu a sua vida em resgate pelos nossos pecados. Sua presença ali é lembrança contínua de nossa redenção. É como se já estivéssemos lá, e é o que o apóstolo afirma - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus - Efésios 2.6. A garantia de que um dia estaremos todos com Ele na glória eterna é que nos deu como penhor o seu próprio Espírito - ... tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória - Efésios 1.13-14. “Temos pois confiança, em que somos filhos de Deus, tendo este penhor, que o Filho natural de Deus assumiu corpo do nosso corpo, carne da nossa carne, ossos dos nossos ossos, para estar unido a nós; o que nos é próprio, Ele recebeu em sua pessoa, a fim de que, o que Ele tem de propriamente seu, nos pertença; assim Ele fosse em comunhão conosco, Filho de Deus e Filho do Homem. Por essa razão, esperamos que herança a celestial será nossa, visto que o Filho de Deus, que tem todos os direitos sobre ela, adotou-nos como seus irmãos” - Jean Cauvin

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