O Catecismo de Heidelberg - Deus Filho e nossa Salvação - Dia do Senhor 11


29. O nome "Jesus" significa "Salvador". Por que o Filho de Deus tem este nome?
Porque Ele nos salva de todos os nossos pecados e porque, em ninguém mais, devemos buscar ou podemos encontrar salvação.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Filho de Deus santificou e imortalizou esse nome que significa “Jeová salva” ou simplesmente “Salvador”. Jesus, assim como Josué, era um nome até comum naqueles dias, mas o Filho de Deus era a realidade desse nome, Ele era o que o nome dizia. Por isso recebeu esse nome: E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus ; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados - Mateus 1.21. Jesus Cristo não é um salvador, mas é o único. Todos quantos tiverem de ser salvos o serão através dele, porque em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos - Atos 4.12. Só existe um povo salvo na terra. Esse povo é composto por homens e mulheres, judeus e gentios de todas as nações, povos e raças, de todos os tempos e todos têm um Salvador comum: Jesus Cristo - Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro - Apocalipse 7.9-10. 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
30. Será que aqueles que buscam, o bem e a salvação nos assim chamados "santos", ou em si mesmos ou em qualquer lugar, realmente creem no único Salvador?
Não, não creem, pois na prática negam o único Salvador Jesus, ainda que falem tanto dEle. Pois das duas, uma: ou Jesus não é o perfeito Salvador, ou aqueles que O aceitam como Salvador com verdadeira fé, encontram nEle tudo o que é necessário para a salvação.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Bíblia Sagrada fala da fé que uma vez foi dada aos santos - Judas 1.3; e de uma fé que até os demônios têm - Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem - Tiago 2.19. A primeira salva enquanto que a segunda para nada aproveita. A fé que os crentes autênticos têm, os direciona exclusivamente para Jesus Cristo. Já a fé dos reprovados é distribuída, isto é, eles professam crer em Deus e Seu Filho, Jesus Cristo, mas também confiam em outros ídolos; confiam também em si próprios, ou seja, em sua justiça pessoal, suas obras e méritos; confiam em superstições, tais como orações fortes, propósitos, visualizações, objetos ou elementos sagrados, relíquias, lugares sagrados. Eles têm uma fé pulverizada. Assim, não confiam plenamente em Jesus Cristo, ainda que professem crer nele. Uma fé desse tipo desonra e insulta a Deus, por isso é uma fé reprovada. Por isso os crentes autênticos têm sua fé e confiança única e exclusivamente em Cristo Jesus. Jamais confiam em boas obras, justiça e méritos pessoais, em outros mediadores, sejam mortos ou vivos. Também não confiam em coisas ou palavras supersticiosas. Mas apenas e tão somente em nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados