Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2011

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 8

24. Como se divide este Credo? Em três partes: - A primeira trata de Deus Pai e da nossa criação. - A segunda de Deus Filho e da nossa salvação. - A terceira de Deus Espírito Santo e da nossa santificação. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 25. Por que três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, visto que há um só Deus? Porque Deus se revelou, em sua Palavra, de tal maneira que estas três Pessoas distintas são o único, verdadeiro e eterno Deus. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O credo dos apóstolos se apresenta em três partes principais onde cada uma enfatiza uma das Pessoas da Trindade. Isto mostra que a fé histórica da Igreja de Cristo sempre expressou essa doutrina, que, embora não tenha nome nas Escrituras, pode ser largamente percebida tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Elohim [Deus] é

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 7 (continuação)

22. Em que um cristão deve crer? Em tudo o que nos é prometido no Evangelho. O Credo Apostólico, resumo de nossa universal e indubitável fé cristã, nos ensina isto. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Todo cristão deve crer na doutrina dos apóstolos - E perseveravam na doutrina dos apóstolos - Atos 2.42 , que é todo o Conselho de Deus para a Igreja - Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus - Atos 20.27 . De fato, o Credo dos Apóstolos nos dá um perfeito resumo da doutrina apostólica.   --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 23. O que dizem os artigos deste Credo? 1) Creio em Deus Pai , Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; 2) e em Jesus Cristo , seu Filho Unigênito, nosso Senhor; 3) que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria; 4) padeceu so

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 7

20. Todos os homens, então, tornam-se salvos por Cristo, assim como pereceram em Adão? Não, somente aqueles que pela verdadeira fé são unidos a Cristo e aceitam todos os seus benefícios. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A redenção não é automática, mas o Espírito Santo a revela e a aplica aos que creem. Tanto os que são chamados do mundo, como também os filhos dos crentes, que já são batizados, todos devem professar a sua fé e confiar totalmente em Cristo para a sua salvação. Apenas esses receberão os benefícios da Sua morte e ressurreição - Mas, a todos quantos o receberam , deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome ... Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado - João 1.12 e 3.18 . --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 21. O que é a verdad

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 6

16. Por que o Mediador deve ser verdadeiro homem e homem justo? Deve ser verdadeiro homem, porque a justiça de Deus exige que o homem pague o pecado do homem. Deve ser homem justo, porque alguém que tem seus próprios pecados, não pode pagar por outros. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Como o pecado entrou no mundo por um homem, a expiação e redenção deveriam também ser feitas por um homem. Porém esse homem não poderia ser pecador como os demais. Os cordeiros dos sacrifícios, que eram tipos do Cordeiro de Deus que viria, deveriam ser sem qualquer defeito - O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula - Êxodo 12.5 . E, quando alguém oferecer sacrifício pacífico ao Senhor , separando dos bois ou das ovelhas um voto, ou oferta voluntária, sem defeito será, para que seja aceito; nenhum defeito haverá nele - Levítico 22.21 , da mesma forma também o nosso Representante, necessariamente tinha que ser

O Catecismo de Heidelberg - Parte 2 - Nossa Salvação - Dia do Senhor 5

12. Então, conforme o justo julgamento de Deus, merecemos castigo, nesta vida e na futura. Como podemos escapar deste castigo e, de novo, ser aceitos por Deus em graça? Deus quer que sua justiça seja cumprida. Por isso, nós mesmos devemos satisfazer essa justiça, ou outro por nós. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A santa justiça de Deus não deixa o pecado sem punição. Todo pecado é punido com o máximo rigor, com o máximo poder, com a máxima exatidão. Deus avisou a Adão que se ele o desobedecesse seguramente seria punido com a morte - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás - Gênesis 2.17 . Ninguém escapa do juízo de Deus. Todo pecado será castigado com a morte - Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá - Ezequiel 18.4 . Quando

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 4

9. Então, Deus exige do homem, em sua lei, o que este não pode cumprir. Isto não é injusto? Não, pois Deus criou o homem de tal maneira que este pudesse cumprir a lei. O homem, porém, sob instigação do diabo e por sua própria rebeldia, privou a si mesmo e a todos os seus descendentes destes dons.  --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Ocorre que antes da queda o homem tinha condições de obedecer a Deus, mas cedendo à tentação, à cobiça, aspirou por novidades. Mais do que Deus lhe havia dado e ainda lhe daria, Adão jamais teria por outros meios, mas foi seduzido pela mulher que havia sido seduzida pela serpente. A sedução era: ser como Deus. O fato é que nem Adão e nem Eva sabiam bem o que a serpente estava sugerindo. Mas a curiosidade somada ao desejo de novidade e de ter mais do que se tem levou-os a desobediência. O desastre foi inevitável e o resultado imediato: Tiveram seus olhos abertos, p

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 3

6. Mas Deus criou o homem tão mau e perverso? Não, Deus criou o homem bom e à Sua imagem, isto é, em verdadeira justiça e santidade, para conhecer corretamente a Deus seu Criador, amá-Lo de todo o coração e viver com Ele em eterna felicidade, para louvá-Lo e glorificá-Lo. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Depois que Deus terminou a criação, incluindo o homem, avaliou sua obra e viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom - Gênesis 1.31 . Ninguém, além de Deus pode avaliar Suas obras. E Ele declarou que tudo o que havia feito era perfeito. Não havia nenhum erro, nem defeito ou deformidade, fosse física ou moral. Tudo era muito bom. Quanto ao homem, a única criatura feita à imagem e semelhança do Criador, tinha tudo o que precisava para conhecer a Deus, comungar com Ele e desfrutar da sua amizade para sempre. Com a morte de Cristo na cruz, a queda foi revertida e a maldição rem

O Catecismo de Heidelberg - Parte 1 - Nossa Miséria - Dia do Senhor 2

3. Como você conhece sua miséria? Pela lei de Deus. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Os padrões absolutos de Deus nos expõem, revelando toda nossa maldade, corrupção e fraquezas. Como um espelho, a Lei revela a nossa feiura, assimetria e sujeira; como um esquadro e um prumo expõe as nossas deformidades; como um gabarito expõe a nossa incapacidade. Seus padrões são tão elevados que homem algum jamais poderia alcançar - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado -  Romanos 3.20 . --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 4. O que a lei de Deus exige de nós? Isto, Cristo nos ensina, num resumo em Mateus 22:37-40 -  "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o grande e

O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 1

1.  Qual é o seu único consolo, na vida e na morte? O meu único consolo é meu fiel Salvador Jesus Cristo.  A Ele pertenço, em corpo e alma, na vida e na morte, e não pertenço a mim mesmo. Com seu precioso sangue Ele pagou por todos os meus pecados e me libertou de todo o domínio do diabo. Agora Ele me protege de tal maneira que, sem a vontade do meu Pai do céu, não perderei nem um fio de cabelo. Além disto, tudo coopera para o meu bem. Por isso, pelo Espírito Santo, Ele também me garante a vida eterna e me torna disposto a viver para Ele, daqui em diante, de todo o coração. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Comentário: Devemos ter consciência de que somos do Senhor, primeiro por direito de criação, segundo por direito de redenção e terceiro por direito de preservação. Deus é quem dá a vida, tanto a natural quanto a espiritual. E é Ele também quem mantém as duas. Se devemos tudo a Ele,

O Catecismo de Heidelberg - Sua História

O grande movimento religioso do século XVI, conhecido como a Grande Reforma Protestante, que marcou e mudou a história da Igreja, deu origem a muitos escritos, com o objetivo de trazer a Igreja de volta às Escrituras, entre eles estão as declarações doutrinárias - as confissões de fé e os catecismos. E um dos mais extraordinários desses documentos escritos naquele período foi o famoso   Catecismo de Heidelberg - o mais importante documento confessional da Igreja Reformada Alemã, que veio a tornar-se também, a mais amplamente aceita das confissões de fé protestantes. Ele s urgiu na cidade de Heidelberg, Alemanha, a pedido do Eleitor Frederico III, governador entre 1559 e 1576, da mais influente província alemã, chamada Palatinado. Frederico queria um catecismo que fosse conciliador e combinasse o melhor da sabedoria luterana e reformada, que servisse para instruir as pessoas comuns nos elementos básicos da fé cristã. Confiou a importante tarefa a dois homens notáveis: Zacarias Ursinus

Confissão Belga - Artigo 37 - O Juízo Final

Finalmente, cremos conforme a palavra de Deus que, quando chegar o momento determinado pelo Senhor - o qual todas as criaturas desconhecem -, e o número dos eleitos estiver completo, nosso Senhor Jesus Cristo virá do céu, corporal e visivelmente, assim como subiu ao céu (Atos 1:11) , com grande glória e majestade. Ele se manifestará Juiz sobre vivos e mortos. . . Naquele momento comparecerão perante este grande Juiz, pessoalmente, todas as pessoas que viveram neste mundo: homens, mulheres e crianças, citados pela voz do arcanjo e pelo som da trombeta divina (1Tessalonicenses 4:16) . Porque todos os mortos ressuscitarão da terra e as almas serão reunidas aos seus próprios corpos em que viveram. E a respeito daqueles que ainda estiverem vivos: eles não morrerão como os outros, mas serão transformados num só momento. De corruptíveis se tornarão incorruptíveis. Então, se abrirão os livros e os mortos serão julgados (Apocalipse 20:12) , segundo o que tiverem feito neste mundo, seja o be