O Catecismo de Heidelberg - Parte 1 - Nossa Miséria - Dia do Senhor 2

3. Como você conhece sua miséria?
Pela lei de Deus.
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Os padrões absolutos de Deus nos expõem, revelando toda nossa maldade, corrupção e fraquezas. Como um espelho, a Lei revela a nossa feiura, assimetria e sujeira; como um esquadro e um prumo expõe as nossas deformidades; como um gabarito expõe a nossa incapacidade. Seus padrões são tão elevados que homem algum jamais poderia alcançar - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado Romanos 3.20.
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4. O que a lei de Deus exige de nós?
Isto, Cristo nos ensina, num resumo em Mateus 22:37-40 -  "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas".
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Todo o ensino das Escrituras Sagradas se resume nisso: Amar a Deus acima e antes de tudo, e em seguida o amar ao próximo como a si próprio. Amar a Deus significa obedecê-lo, teme-lo, o adorá-lo e agradá-lo sempre - Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem Eclesiastes 12.13. Amar o próximo significa respeitá-lo, servi-lo, buscar viver em paz com ele e empenhar-se para que ele vá bem - Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas Mateus 7.12.
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5. Você pode observar esta lei perfeitamente?
Não, não posso, porque por natureza sou inclinado a odiar a Deus e a meu próximo.
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Homem algum, jamais cumpriu toda a Lei de Deus, pois a Lei é espiritual e nós somos carnais - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço - Romanos 7.14-15. O homem natural ama apenas a si mesmo; a Deus e ao próximo, ama na medida em que estes o sirvam e satisfaçam seus interesses pessoais. Mas como não existe meio-amor, então ele, de fato, não ama nem a Deus e nem ao seu próximo. Por isso diz a Escritura: Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros Tito 3.3. Por isso contamos com a graça de Deus para nos capacitar à obediência.

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