O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 4

9. Então, Deus exige do homem, em sua lei, o que este não pode cumprir. Isto não é injusto?
Não, pois Deus criou o homem de tal maneira que este pudesse cumprir a lei. O homem, porém, sob instigação do diabo e por sua própria rebeldia, privou a si mesmo e a todos os seus descendentes destes dons. 
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Ocorre que antes da queda o homem tinha condições de obedecer a Deus, mas cedendo à tentação, à cobiça, aspirou por novidades. Mais do que Deus lhe havia dado e ainda lhe daria, Adão jamais teria por outros meios, mas foi seduzido pela mulher que havia sido seduzida pela serpente. A sedução era: ser como Deus. O fato é que nem Adão e nem Eva sabiam bem o que a serpente estava sugerindo. Mas a curiosidade somada ao desejo de novidade e de ter mais do que se tem levou-os a desobediência. O desastre foi inevitável e o resultado imediato: Tiveram seus olhos abertos, para que? Para ver suas vergonhas. Conheceram o bem, mas não tinham o poder para segui-lo; conheceram o mal e não podiam evita-lo. Depois da queda Deus continua exigindo obediência. Isso não só é justo, como é bom para o homem, pois a lei lhe estabelece limites seguros e restrições saudáveis. O bom Deus também promete o seu Espírito Santo, que nos capacita para a obediência. No mais, que nenhuma criatura se atreva a julgar Deus ou avalia-lo. Tudo o que Deus faz é bom, justo, e tem santos motivos.
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10. Deus deixa sem castigo esta desobediência e rebeldia?
Não, não deixa, porque Ele se ira terrivelmente tanto contra os pecados em que nascemos como contra os que cometemos, e quer castigá-los por justo julgamento, agora, nesta vida, e na futura. Ele mesmo declarou: "Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas escritas no livro da lei, para cumpri-las" (Gálatas 3:10). 
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Deus não apenas exige obediência aos seus mandamentos, como se ira contra a quebra deles pelos homens - Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência - Efésios 5.6. Para quem os despreza há uma punição temporal, nesta vida, que é passageira, e uma punição eterna para os que se perdem - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos - Mateus 25.41. Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder - 2ª Tessalonicenses 1.9.
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11. Mas Deus não é também misericordioso?
Deus na verdade é misericordioso, mas também é justo. Por isso, sua justiça exige que o pecado, cometido contra a suprema majestade de Deus, seja castigado também com a pena máxima, quer dizer, com o castigo eterno em corpo e alma.
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A ira de Deus não é uma paixão. Ele não é um ser temperamental. Sua ira é um atributo, que, como todos os demais atributos, é eterna. Assim como o amor de Deus é eterno, bem como a sua misericórdia, assim também a sua ira é eterna. E esse atributo seu não pode contemplar o pecado, a injustiça, a iniquidade. Por isso a Escritura diz que Ele tanto age com misericórdia longânima, quanto se ira com ira eterna - Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos - Deuteronômio 7.9.
- O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos - Naum 1.2. - Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça - Romanos 1.18. Assim, seus atributos podem manifestar-se ao mesmo tempo. Como o Senhor Jesus Cristo fez - E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra - Marcos 3.5. Ele irou-se e afligiu-se ao mesmo tempo. 

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