O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 1

1.  Qual é o seu único consolo, na vida e na morte?
O meu único consolo é meu fiel Salvador Jesus Cristo.  A Ele pertenço, em corpo e alma, na vida e na morte, e não pertenço a mim mesmo. Com seu precioso sangue Ele pagou por todos os meus pecados e me libertou de todo o domínio do diabo. Agora Ele me protege de tal maneira que, sem a vontade do meu Pai do céu, não perderei nem um fio de cabelo. Além disto, tudo coopera para o meu bem. Por isso, pelo Espírito Santo, Ele também me garante a vida eterna e me torna disposto a viver para Ele, daqui em diante, de todo o coração.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário: Devemos ter consciência de que somos do Senhor, primeiro por direito de criação, segundo por direito de redenção e terceiro por direito de preservação. Deus é quem dá a vida, tanto a natural quanto a espiritual. E é Ele também quem mantém as duas. Se devemos tudo a Ele, então somos dele - Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam Salmos 24.1. Não reconhecer a Deus e não servi-lo é o maior pecado da humanidade. A grande maioria vive como se Deus não existisse. Assim, todos os homens são igualmente pecadores e culpados diante de Deus. Porém, aqueles que são chamados à fé em Cristo e, conscientemente passam a servi-lo em amor, esses são resgatados da escravidão do pecado, têm sua culpa perdoada e passam a ser habitados pelo Espírito Santo de Deus e preservados do mal deste mundo. Esses são os eleitos de Deus que habitarão com Ele para sempre.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2.  O que você deve saber para viver e morrer nesta consolação?
Primeiro:  como são grandes meus pecados e minha miséria. Segundo:  como sou salvo de meus pecados e de minha miséria. Terceiro:  como devo ser grato a Deus por tal salvação.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário: O pecador tem uma doença incurável que o levará fatalmente à morte eterna, a menos que ele receba a Cristo como seu Salvador. O pecado causa a morte física de todo homem, mas além dessa morte ele causa também a morte espiritual. A redenção que Deus proveu através de Cristo Jesus, redime o espírito do crente, mas seu corpo irá morrer; contudo, depois que for abatido pela morte, um dia Deus o ressuscitará e unirá o espírito ao corpo novamente. Por essa tão grande salvação devemos ser muito gratos a Deus e servi-lo para sempre. É isso que o Catecismo ensina: sermos conscientes da multidão dos nossos pecados e nossa total depravação - Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo - Isaías 1.5-6. Também estarmos conscientes que apenas e tão somente em Jesus Cristo temos esperança - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos - Atos 4.12. E finalmente sermos eternamente gratos a Ele por sua grande misericórdia por nós - Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? - Salmos 116.12. Sermos povo do Senhor é o nosso maior privilégio, quem não é cristão e não adora a Deus através de Jesus Cristo está em rebelião contra o Senhor e será tratado como inimigo - E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim - Lucas 19.27.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados