Postagens

Mostrando postagens de junho, 2011

Santificação , o que é?

À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo - 1ª Coríntios 1.2 . Há duas situações que a Bíblia chama de santificação. A primeira é a separação que Deus faz de alguém para Si mesmo. Quando chama alguém para estar em Sua presença, essa pessoa é santificada por Ele, significando que essa pessoa já não está mais a serviço do pecado e de satanás, não vive mais para si mesma, mas para Aquele que a chamou. Assim, todos os autênticos crentes são santos, pois têm o selo de autenticação de Deus - Fostes selados com o Espírito Santo da promessa - Efésios 1.13 . E a santificação que é o processo imediato à justificação e também é a maior evidência desta começa em nós quando cremos em Cristo e o recebemos pela fé. Esse processo de santificação dura toda a nossa vida aqui na terra. Podemos dizer que Deus nos justificou e santificou para sermos santos. Os santos são exortados a p

Regeneração, o que é?

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca - 1ª João 5.18 . Regenerado significa gerado de novo ou renascido. Portanto não é o que muitos supõem ser uma mudança de comportamento apenas. A regeneração muda também o hábitos, mas não apenas isso, ela é um novo nascimento espiritual. Desde a queda o homem morreu espiritualmente e essa morte passou a toda humanidade. Isso não significa que o homem natural não tenha espírito, mas que seu espírito está alienado de Deus, sem qualquer comunhão com o Criador, completamente dominado pelo pecado e seus efeitos. Cada criança que nasce já traz essa morte em seu espírito que carece ser regenerado ou perder-se-á eternamente. O estrago do pecado foi tão grande que o homem não pode ser retificado, mas é preciso uma nova criação - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo - 2ª Coríntios 5.17 . Não é

Justificação, o que é?

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida - Romanos 5.18 . Justificação é um ato divino de imputar ou atribuir ao crente a justiça de Jesus Cristo. É uma declaração judicial de que um débito ou dívida contraída com a justiça, foi totalmente paga, deixando o réu quite com a justiça. Cristo morreu por nós perdoando-nos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças - Colossenses 2.13-14 . Esse é um dos mais importantes temas da Bíblia, por isso encontramos essa doutrina ali escrita ou de forma figurada, centenas de vezes. Vamos apresentá-la aqui em quatro pontos ilustrados: 1) De desnudo aos vestidos brancos : Tendo o pecado entrado na vida do homem, deixou-o nu, isto é, sem aquela veste de justiça original. Adão tentou coser aventais de folhas para si e sua mulher, mas foi em vão, pois continuaram nus diante

Chamado, o que é?

Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado - 1ª Timóteo 6.12 . Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor - 1ª Coríntios 1.9 . A salvação dos crentes começa com a escolha, a eleição e subsequente predestinação - atos de Deus que ocorreram na eternidade. Então vem o próximo ato, também de Deus, que é o chamado. Este ocorre no tempo, durante a vida de cada um. Todos quantos deverão ser salvos de seus pecados, foram escolhidos, eleitos e predestinados na eternidade passada e chamados no tempo presente. Todos os crentes, durante a sua vida aqui na terra, são chamados por Deus para a vida eterna. Esse chamado que o crente ouve e atende é um chamado feito pelo Espírito Santo dentro do seu coração; é um chamado soberano, portanto irresistível e irreversível. A Bíblia nos ensina sobre dois tipos de chamado: um mais geral e amplo, outro, mais específico e restrito. O chamado geral é exterior, isto

Predestinação, o que é?

E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade...   Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade - Efésios 1.6, 11 . Predestinar significa conferir um destino de antemão, decidir o fim desde o princípio. Antes de postar uma carta no correio ela está predestinada, isto é, ela foi escrita especificamente para alguém a quem será enviada. Seu fim já está decidido. Quando aquela carta é selada na agência postal, ela recebe o destino final, para a qual foi predestinada. Claro que isso é uma maneira muito pobre para querer ilustrar a predestinação das ovelhas Cristo. A Escritura Sagrada afirma que todos os salvos em Cristo, foram predestinados para a salvação. Isto é maravilhoso, porque nos mostra que tudo o que Deus faz, é pensado, planejado, aprovado e trazido à existência. Nada que existe na criação está aí p

Rejeição, o que é?

Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú... Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia... Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer - Romanos 9.13, 15, 18 . A rejeição está implícita na doutrina da eleição. Rejeição é a outra face da escolha, pois toda escolha implica uma rejeição. Não há como falar sobre a eleição sem avistar também a rejeição. A palavra rejeitar significa desprezar, descartar. Desprezamos algo quando consideramos inútil, sem valor, imprestável. Falar da rejeição de Deus ao pecador é muito difícil, mas ao mesmo tempo fácil de entender. Na queda, o pecado causou um estrago tão grande no homem que ele se tornou desprezível, descartável e inútil aos propósitos de Deus. A Escritura diz: Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis - Romanos 3.12 . Todos os homens merecem ser rejeitados, porque estão contaminados pelo pecado que Deus abomina, odeia e tem nojo. O Criador não cometeria qualque

Eleição, o que é?

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor - Efésios 1.3-4 . Eleição é o resultado de uma escolha ou seleção para um determinado fim, onde um ou alguns são preferidos em detrimento de outros. No caso dos crentes, que são todos os homens e mulheres que creem e obedecem a Deus, foi uma escolha que Deus fez no meio de toda a humanidade de todos os tempos. Dentre todos os descendentes de Adão que já nasceram ou ainda nascerão neste mundo, aprouve ao Criador escolher e eleger um grande e numeroso povo para morar com Ele eternamente. Essa escolha que Deus fez, não foi baseada nos méritos dos crentes, mas de seu Mediador - Jesus Cristo de Nazaré. Se a escolha dependesse de qualquer trabalho, obra ou justiça dos crentes seria um fiasco, porque jamais qualquer descendente de Adão pod

As Duas Naturezas do Senhor Jesus

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna - 1ª João 5.20. A encarnação do Verbo de Deus foi um milagre que mudou para sempre a história do tempo e da eternidade. Houve um tempo em que Jesus não era homem, mas apenas o Verbo de Deus, igual a Deus Pai em essência, em poder, em glória, em majestade. Depois da encarnação o Verbo de Deus recebeu o nome de Jesus e desde então deixou de ser apenas Deus e passou a ser também Homem. O Filho Eterno veio a este mundo como Deus, aqui vestiu-se da humanidade e tornou-se Homem, mantendo também sua divindade. Quando Ele voltou ao céu não era apenas Deus, mas Homem-Deus. A encarnação é um mistério maravilhoso, pois colocou um representante da humanidade no trono do universo, como o Rei Eterno. Isto assegura a nossa salvação. Nosso Salvador precisava ser um homem, para que pudesse mor

Distantes do Modelo - (6)

Ele (Ezequias) , no primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da casa do SENHOR, e as reparou...   Porque nossos pais transgrediram, e fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR nosso Deus, e o deixaram, e desviaram os seus rostos do tabernáculo do SENHOR, e lhe deram as costas. Também fecharam as portas do alpendre, e apagaram as lâmpadas, e não queimaram incenso nem ofereceram holocaustos no santuário ao Deus de Israel - 2º Crônicas 29.3,6,7 . Lendo a história do antigo povo de Israel, observamos que houve tempo em que se afastavam de Deus e tempo em que retornavam à Palavra e se reaproximavam dele. Israel viveu assim: anos de apostasia seguidos de anos de avivamento e vice-versa. A apostasia era marcada por um abandono do modelo de Deus e um apego aos modelos pagãos dos cananeus. Vezes sem conta vemos o povo trocando Javé por Baal, Astarote, etc. Muitas vezes o templo de Deus era totalmente abandonado e até mesmo fechado. Muitos supõem que avivamento é novidade,