Regeneração, o que é?

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca - 1ª João 5.18.

Regenerado significa gerado de novo ou renascido. Portanto não é o que muitos supõem ser uma mudança de comportamento apenas. A regeneração muda também o hábitos, mas não apenas isso, ela é um novo nascimento espiritual. Desde a queda o homem morreu espiritualmente e essa morte passou a toda humanidade. Isso não significa que o homem natural não tenha espírito, mas que seu espírito está alienado de Deus, sem qualquer comunhão com o Criador, completamente dominado pelo pecado e seus efeitos. Cada criança que nasce já traz essa morte em seu espírito que carece ser regenerado ou perder-se-á eternamente. O estrago do pecado foi tão grande que o homem não pode ser retificado, mas é preciso uma nova criação - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo - 2ª Coríntios 5.17. Não é um remendo feito no homem natural, do tipo mudança de religião, nova moralidade, mas é uma nova criação. A regeneração promove uma mudança na inclinação do coração do homem. Antes inclinava-se para o pecado mas quando é regenerado passa a inclinar-se para Deus. Também não significa que o regenerado jamais peca. Peca eventualmente, mas agora mudou de lado. Antes vivia no pecado, com o pecado e contra Deus. Agora Ele vive com Deus, está com Deus contra o pecado. Esse novo nascimento não é uma experiência de alguns, mas de todos os crentes autênticos, pois ela é condição sine qua non  para se entrar no reino de Deus. Foi o próprio Senhor Jesus quem a estabeleceu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus - João 3.3. A regeneração também é uma obra de Deus. Assim como nenhum homem participou do seu nascimento carnal, também nenhum renascido espiritualmente participa desse segundo nascimento. Nenhum crente participou da sua escolha, eleição, predestinação, assim também não participa da sua regeneração. É Deus quem faz. O homem recebe a Palavra de Deus em seu coração e rende-se a Deus - Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade... Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus - Tiago 1.18; 1ª Pedro 1.23. As evidências começam a aparecer em seguida. Esse renascimento envolve o espírito, a mente, o coração, e todo o seu ser. Sua vontade é liberta, mudam seus valores, sua motivação e sua visão da vida. Há uma iluminação interior, uma paz inunda sua alma e uma alegria e satisfação que antes eram desconhecidas. É um novo homem, uma nova criatura. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados