Santificação , o que é?

À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo - 1ª Coríntios 1.2.
Há duas situações que a Bíblia chama de santificação. A primeira é a separação que Deus faz de alguém para Si mesmo. Quando chama alguém para estar em Sua presença, essa pessoa é santificada por Ele, significando que essa pessoa já não está mais a serviço do pecado e de satanás, não vive mais para si mesma, mas para Aquele que a chamou. Assim, todos os autênticos crentes são santos, pois têm o selo de autenticação de Deus - Fostes selados com o Espírito Santo da promessa - Efésios 1.13. E a santificação que é o processo imediato à justificação e também é a maior evidência desta começa em nós quando cremos em Cristo e o recebemos pela fé. Esse processo de santificação dura toda a nossa vida aqui na terra. Podemos dizer que Deus nos justificou e santificou para sermos santos. Os santos são exortados a prosseguirem na santificação - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver - 1ª Pedro 1.15. De fato Deus o ordena - Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra... Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação - 1ª Tessalonicenses 4.3,4,7. E ainda - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor - Hebreus 12.14. Apenas os que já são santos podem buscar santificação, pois uma tentativa de santificar-se sem ser santo torna-se numa moralidade, mas não na santificação do Espírito. Isto porque só os crentes têm o Espírito Santo e é Ele quem nos dá o poder para a santificação. Ninguém pode ser santo sem ser primeiro habitado pelo Espírito Santo, por isso que a santificação vem depois da justificação e regeneração. Na prática, santificação é ter uma vida aqui na terra segundo o modelo de Jesus Cristo, separando-se do mundo pecaminoso, abandonando os lugares onde nosso Senhor é rejeitado, preterindo as amizades do mundo, abandonando a prática da mentira, deixando ódio, o orgulho, a ira, a impaciência, o mau humor, as paixões, o desejo de desforra e vingança, fugindo de toda a aparência do mal. Procurar fazer o bem a todos, sem exceção, tendo um espírito de servo em casa, na igreja, na escola, no trabalho; fazer gentilezas, agir com educação, ter atitudes nobres e elegantes - Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas - Mateus 7.12. Cuidar dos olhos, dos ouvidos que são as principais portas de entrada do pecado em nós. Vigiar os pensamentos, controlar os impulsos naturais e as palavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados