Postagens

Mostrando postagens de abril, 2011

A oração – a motivação (3)

Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim – Mateus 15.8 . Mesmo sabendo que a nós não foi dado julgar entre pecado e pecado, temos por hábito considerar alguns pecados mais graves e outros menos graves. Nosso julgamento é baseado em atos pecaminosos, mas Deus considera muito mais que isso, Ele vê aquilo que está por detrás dos atos - a atitude, a motivação, a intenção. Mesmo um ato não sendo visivelmente pecaminoso, contudo sua motivação pode ser pecaminosa. A Bíblia nos ensina que odiar ou desejar a morte de alguém equivale a assassinar tal pessoa - Qualquer que odeia a seu irmão é homicida - 1ª João 3.15 .  Mesmo fazendo coisas boas podemos estar pecando, dependendo da motivação que estiver em nossos corações. É tão sutil que o Senhor Jesus advertiu sobre o perigo de pecar mesmo quando oramos. Se houver uma motivação errada por detrás da oração, isso a torna abominável aos olhos de Deus. De sorte que a motivação

A oração – a mediação de Cristo (2)

“E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida” – Gênesis 3.24 . Depois da queda, o homem foi expulso da presença de Deus e proibido de se aproximar dele. O acesso do homem à sua presença estava interrompido. Isto é mostrado pelo querubim e pela espada flamejante à postos para que o homem não se aproximasse da árvore da vida. No tabernáculo sagrado, que Moisés construiu, por ordem de Deus, havia uma cortina ou véu que fechava o lugar onde ficava a arca da aliança, que era lugar santíssimo, separando-o do átrio santo, o lugar mais exterior. Nessa cortina havia figuras de querubins, para lembrar o limite do homem - Depois farás um véu de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará - Êxodo 26.31 . De alguma forma diziam:  “Não se aproxime, aqui você não pode entrar” . Assim no lugar onde estava o propiciatório, apenas um sumo-sa

A oração - o privilégio dos crentes (1)

“... Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse Ele ouve” – João 9.31 . A oração é um grande e exclusivo privilégio dos cristãos. Ninguém mais no mundo ora de fato. Até ora, mas não ao Deus vivo e verdadeiro. Com Ele apenas os filhos sabem falar. Somente aqueles que Ele mesmo chamou à sua augusta e maravilhosa presença, que foram chamados, justificados, reconciliados com Deus e adotados como seus filhos é que têm o direito e privilégio de orar. O Senhor não ouve os não-crentes, pois eles estão numa condição de inimigos de Deus e não oram a Ele. Aqueles que não conhecem o Deus das Escrituras Sagradas criam em suas mentes um deus imaginário e oram a esse falso deus. Os que não obedecem a Deus em Cristo Jesus sua oração é rejeitada - O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável – Provérbios 28.9 . Assim, exceto aqueles que Deus deu a Jesus Cristo, todos os demais homens e mulheres deste mundo estão sem nenhu

O Fim do Sofrimento

O sofrimento existe. É uma realidade. Dura, doída, incômoda e indesejável, mas é uma realidade. Desde que o homem resolveu desobedecer a Deus que o havia alertado para as consequências de comer da árvore proibida, o sofrimento entrou na criação e permanecerá até a consumação de todas as coisas. Alguém já observou que o homem nasce neste mundo e a primeira coisa que faz é chorar. Ninguém nasce sorrindo para a vida, mas chorando, porque viver neste mundo é sofrer. Já nos seus primeiros dias de vida a criança experimentará as dores de viver - cólicas, desconforto pelos dentes que nascem, fome, frio, calor, cansaço, inflamações, infecções, febres - dores. Conviverá com os sofrimentos até chegar a hora de sair deste mundo, o que, provavelmente será com dores, choro e desconforto. Cada pessoa que nasce neste mundo, seja pobre ou rica, enfrentará perdas, frustrações, tristezas, e outras coisas amargas. Observadas diferentes proporções, frequências e intensidades, ninguém passa por esta vida

O Livro do Pacto

Quando Deus estabeleceu seu Pacto com Israel, Ele desceu pessoalmente sobre o Monte Sinai e lhe deu, através de seu servo Moisés, os Dez Mandamentos, os quais Ele mesmo escreveu em tábuas de pedra. Depois disso inspirou a Moisés e mais tarde aos profetas a escreverem outros livros da Bíblia. Finalmente, no Novo Testamento, Ele usou os apóstolos inspirados pelo Espírito Santo, para registrar a história da encarnação, morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus Cristo, bem como todos os Seus ensinamentos.  Muito bem, esta é a nossa Bíblia, o livro de Deus para o Seu povo. Logo, a Bíblia Sagrada não é senão o Livro do Pacto, que diz respeito apenas aos filhos do Pacto. Ela não é um livro aberto para o mundo ímpio e descrente. Para esses tais ela é um livro fechado. As promessas nela feitas não são para todos os homens indistintamente, mas dizem respeito apenas aos filhos de Deus, aos filhos do Pacto.  Quando pregadores do Evangelho chamam as pessoas à receber as promessas da Bíbli

Como conhecer o verdadeiro Deus?

Disse Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos...   Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar – Mateus 11.25-27 . Essas palavras de Jesus são grandemente reveladoras. Primeiro ele nos diz que Deus se revela aos pequeninos, isto é, aos humildes, aqueles que sabem que nada sabem e que precisam desesperadamente do Salvador. Segundo diz que o homem só pode conhecer a Deus, se Deus mesmo se lhe revelar. O Espírito Santo busca os pequeninos e os traz a Cristo que lhes revela o Pai. Apenas esses e ninguém mais o conhece, também porque não há outra forma de se conhecer o verdadeiro Deus. Mesmo quando o Senhor Jesus esteve aqui na terra, não foram muitos que o reconheceram. Isso era dado apenas àqueles a quem o Pai queria manifestar. A seguinte conversa de Jesus com seus discípulos esclarece - Jesus... interrogou os seus d

O que é a Igreja?

Numa palavra a igreja é o resultado da pregação do Evangelho de Cristo. Onde quer que o Evangelho de Cristo seja pregado, o Espírito Santo de Deus traz convicção de pecado e chama as pessoas ao arrependimento. Quando tais pessoas se reúnem para adorar a Deus, sob o governo de um presbitério, ali está uma igreja local, que representa a Igreja católica. O Senhor Jesus chamou-a “ minha igreja ” (Mateus 16.18) . A igreja está fundamentada sobre Cristo, é sustentada, mantida e preservada por Ele, portanto a igreja é de Cristo. Embora exista muitas comunidades, associações, organizações que usam o nome de igreja, todavia só existe uma igreja, porque também só existe um Deus e um único mediador entre Deus e os homens – Jesus Cristo.  A igreja é a única agência de salvação na terra. Fora da igreja não há salvação. Todos os salvos em Cristo são congregados pelo Espírito Santo. Essa congregação é a igreja. Não é a igreja que salva. Quem salva é Cristo. Ele chama, salva, agrega e congrega

O que é a Criação?

Criação é tudo quanto existe no céu e na terra, tanto as coisas visíveis quanto as invisíveis. Tudo o que existe foi criado do nada pela Palavra de Deus. Deus criou todas as galáxias com seus milhões de astros, criou os anjos, criou o homem e criou nosso planeta com tudo quanto ele contém, seja na terra seca, nos oceanos ou nos ares. Assim está escrito: Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez – João 1.3 . Esta declaração encerra o fato. E por que Deus criou? Para a sua glória, isto é, para si mesmo e sua própria satisfação. Toda motivação para Deus criar estava em si próprio e em nada fora de si - Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente – Romanos 11.36 . Deus não apenas criou, mas também sustenta todas as coisas criadas, preservando e mantendo toda a criação. Além disso Deus também governa e dirige tudo o que criou para o fim que ele mesmo ordenou. Não há nada nem ninguém em todo esse universo que es