Como conhecer o verdadeiro Deus?


Disse Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos...  Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar Mateus 11.25-27. Essas palavras de Jesus são grandemente reveladoras. Primeiro ele nos diz que Deus se revela aos pequeninos, isto é, aos humildes, aqueles que sabem que nada sabem e que precisam desesperadamente do Salvador. Segundo diz que o homem só pode conhecer a Deus, se Deus mesmo se lhe revelar. O Espírito Santo busca os pequeninos e os traz a Cristo que lhes revela o Pai. Apenas esses e ninguém mais o conhece, também porque não há outra forma de se conhecer o verdadeiro Deus.
Mesmo quando o Senhor Jesus esteve aqui na terra, não foram muitos que o reconheceram. Isso era dado apenas àqueles a quem o Pai queria manifestar. A seguinte conversa de Jesus com seus discípulos esclarece - Jesus... interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?  E eles disseram: Uns, João, o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.  Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?  E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.  E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus Mateus 16.13-17. O povo em geral pensava ser Jesus apenas um profeta. Mas Pedro fala pelos discípulos dizendo de fato quem era Jesus. Foi quando o próprio Senhor lhes disse que eles o conheciam porque pelo Pai lhes fora revelado. Jesus disse também que seus seguidores seriam perseguidos por aqueles que não o conheceram e nem ao Pai - Mas tudo isto vos farão... porque não conhecem aquele que me enviou... E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim João 15.21 e 16.3.
Diz-nos o ensino apostólico: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes – Tiago 4.6. Sendo assim, cabe ao homem humilhar-se, arrepender-se de sua vida pecaminosa e invocar a Jesus Cristo de todo o coração, porque: Não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo Romanos 10.12-13

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados